Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 16 de Maio de 2024

Sidrolandia

Banco do Brasil quer parte dos lucros da Previ

Instituição quer fazer valer regra que determina que parte de ganhos seja distribuída

Redação de Noticia

13 de Abril de 2010 - 09:45

Em meio ao processo de sucessão administrativa, a Previ - o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil - enfrenta neste ano a disposição da patrocinadora de capturar parte de seus lucros. O banco quer fazer valer uma regra do CGPC (Conselho de Gestão de Previdência Complementar), de setembro de 2008, que determina a distribuição de parte do saldo positivo acumulado sempre que ele completar três anos consecutivos no azul.

Mas a questão está longe de ser resolvida rapidamente. Para o diretor de investimentos da Previ, Fábio Moser, o tema é polêmico e ainda está em fase inicial de análise técnica na fundação. A dúvida gira em torno do fato de o fundo ter registrado saldo negativo de R$ 26 bilhões em 2008, apesar de manter o saldo acumulado positivo.

Já o Banco do Brasil dá a questão como certa e até lançou parte dessas receitas em seus balanços financeiros de 2008 e 2009. Ao todo, essa cifra melhorou o patrimônio do banco em cerca de R$ 8 bilhões, o que permitiu ampliar a sua capacidade de empréstimos.

Moser destaca que o principal é que o fundo não corra risco.

-Nossa obrigação principal é pagar benefícios e garantir as aposentadorias [...] Acho que ninguém pensa, nem o banco, nem os participantes, em fazer a coisa de qualquer jeito e trazer prejuízo ao fundo.