Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 20 de Abril de 2026

AGRONEGÓCIO

Nova safra de laranja começa sob incertezas no mercado

A safra 2026/27 tende a ser ligeiramente menor que a anterior.

Capital News

20 de Abril de 2026 - 13:00

Nova safra de laranja começa sob incertezas no mercado
Laranjas. Foto: Governo Sergipe/Divulgação

O início da safra brasileira de laranja 2026/27, no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, se aproxima em meio a incertezas sobre o mercado e a formação de preços da fruta.

Assim como na temporada anterior, a nova safra deve ter perfil mais tardio, com possível concentração da produção na segunda florada. Diante desse cenário, cresce a apreensão sobre o posicionamento da indústria em relação aos contratos de compra da fruta.

De acordo com pesquisadores do Cepea, ainda não há sinalização concreta para a formalização de contratos específicos para a safra. A expectativa é de que uma definição mais clara sobre preços e volumes ocorra apenas em 8 de maio, com a divulgação do levantamento oficial pelo Fundecitrus.

Em termos gerais, a safra 2026/27 tende a ser ligeiramente menor que a anterior, embora ainda considerada volumosa. O cenário preocupa o setor, que já enfrenta dificuldades no escoamento do suco e nos embarques brasileiros.

Com a possibilidade de a safra 2025/26 se encerrar com bons níveis de estoque e produto de qualidade, a capacidade de absorção da nova produção pela indústria se torna um ponto de atenção.

Além disso, o setor segue sem visibilidade clara sobre a demanda dos principais mercados consumidores, especialmente da Europa, que até o momento não adquiriu os volumes tradicionalmente esperados.