Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Antônio João

Rapaz morto pelo DOF faria 18 anos dia 20, desde os 13 tinha envolvimento com drogas

O rapaz, que morava no Bairro Cascatinha, completaria 18 anos no próximo dia 20 de agosto.

Redação

31 de Julho de 2023 - 19:18

Rapaz morto pelo DOF faria 18 anos dia 20, desde os 13 tinha envolvimento com drogas
Policiais do DOF durante ação que resultou na morte de Guilherme de Abreu. Foto: Divulgação


O jovem Guilherme de Abreu da Silva, morto neste domingo na cidade de Antônio João em confronto com policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), tinha um histórico de passagens pela Polícia desde os 13 anos, como usuário e tráfico de drogas, além de já ter sido apreendido por receptação. O rapaz, que morava no Bairro Cascatinha, completaria 18 anos no próximo dia 20 de agosto. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira às 8 horas no Cemitério São Sebastião.

Em 24 de agosto de 2018, quando tinha 13 anos, Guilherme foi apreendido em companhia de outros dois adolescentes e um adulto fumando maconha em frente ao Brizolão onde o grupo se reunia  regularmente. O único adulto do grupo, K. D, foi absolvido da acusação de corrupção de menores aos quais oferece um baseado. Em 18 de junho de 2018 voltou a ser apreendido, desta vez em companhia de V. R. Os dois foram surpreendidos numa casa em Dois Irmãos do Buriti. Eles estavam vendendo trouxinhas de pasta-base de cocaína. Guilherme admitiu aos policiais que havia adquirido em Campo Grande 10 gramas de cocaina para revender em Dois Irmãos.

O comparsa dele ficou preso até dia 19 de junho de 2021, quando foi revogada a preventiva. Em maio a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça a decisão do juiz de 1ª instância que condenou Vinicius a 2 anos e 11 meses de reclusão em regime aberto, pena substituída por prestação de serviços comunitários. Em 31 de dezembro de 2021, Guilherme foi flagrado em companhia de G. S. S na Rua Aurélio de Brito com 15 pedras de pasta base. Ano passado, dia 30 de dezembro nova apreensão. Desta vez numa casa na  Rua Yuji Miki. Com ele, a Polícia encontrou 4 trouxinhas de maconha e uma de pasta base.

Versão do D0F

Conforme nota do Departamento de Operação distribuição à imprensa , Guilherme estava dirigindo na área urbana de Antônio João um Chevrolet Cruze que tem registro de furto em maio no Estado de Minas Gerais. O rapaz não obedeceu a ordem de parada de uma guarnição do DOF que estava em patrulhamento na MS-166. Os policiais saíram em perseguição a Guilherme que após algum tempo abandonou o veículo, tentou entrar a pé no lado paraguaio da fronteira seca. Ao tentar fugir, surpreendeu os policiais atirando contra a equipe.

Outras equipes do DOF foram acionadas para o cerco policial. Os agentes que já estavam no local iniciaram as buscas na vegetação de uma propriedade rural. Assim que visualizou os militares, Guilherme atirou novamente contra os policiais, que revidaram. O menor foi atingido e socorrido pelos policiais que o levaram até o hospital de Antônio João, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu.