Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Concursos

Veja dicas de estudo para o concurso do Banco do Brasil

Por exigir nível médio de escolaridade, concurso deve ter concorrência acirrada em meio ao desemprego recorde.

G1

29 de Junho de 2021 - 09:32

Veja dicas de estudo para o concurso do Banco do Brasil
Sede do Banco do Brasil, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters

O Banco do Brasil lançou concurso público para quase 4,5 mil vagas de escriturário, entre imediatas e para formar cadastro de reserva, em todo o país. Por exigir nível médio de escolaridade, a seleção deve ser bastante concorrida. A remuneração inicial é de R$ 3.022,37.

A divisão das vagas é a seguinte:

  • 2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;
  • 240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

Especialistas recomendam que os candidatos se preparem por meio de provas anteriores da banca do concurso, a Cesgranrio, e estudem com base em material atualizado.

Veja abaixo dicas de estudo de Jefferson Rodrigues, diretor de Educação do Qconcursos, e de Antonio Batist, especialista em gestão pública e empresarial e doutorando em administração pelo Coppead/UFRJ.

Preparação do ‘zero’

Batist alerta que os concursos do Banco do Brasil costumam atrair muitos candidatos e, neste momento difícil em termos de mercado e trabalho, a concorrência tende a ser ainda mais elevada.

“Mas isso não deve desanimar ninguém. Comece a estudar imediatamente, que é possível passar sim. Isso exigirá esforço, dedicação, materiais atualizados e principalmente uma boa estratégia de estudos. Com esse conjunto de fatores, fica mais fácil conseguir. Na verdade, esse concurso não é difícil e o perfil da Cesgranrio ajuda bastante.”

O especialista afirma que o candidato deve avaliar sua realidade e fazer os ajustes para conseguir se dedicar.

“Estudar certo, às vezes, é diferente de estudar muito. Usar materiais atualizados é essencial e é importante investir em meios de estudos com os quais se identifique. Há pessoas que estudam melhor em duplas ou grupos. Outras aprendem melhor sozinhas. Há aquelas que aprendem mais quando escutam o conteúdo ou veem uma videoaula. Há aqueles que gostam de ler um arquivo em pdf na tela do computador. E há outros que preferem materiais impressos. Seja qual for a sua praia, tente surfar o melhor que puder”.

Diferenças em relação ao último edital

De acordo com Batist, a principal novidade do edital é a divisão do cargo de escriturário em duas nomenclaturas e com provas diferentes: Agente de Tecnologia e Agente Comercial. O Agente de Tecnologia é focado em TI e as provas têm mais conteúdo de exatas e de informática. Após a aprovação, trabalhará na área de tecnologia do banco no Distrito Federal.

O Agente Comercial, por sua vez, é o bancário mais clássico (com foco em atendimento ao público, comercialização de produtos bancários e atividades administrativas). A prova tem mais foco na parte bancária e comercial, destaca Batist. Após a aprovação, a maior possibilidade é atuar nas agências bancárias espalhadas por todo o Brasil.

“Enquanto nos concursos anteriores, o conteúdo programático era igual para todas as vagas, neste edital os conhecimentos específicos variam para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial. Disciplinas como Tecnologia da Informação serão específicas para a vaga de Agente de Tecnologia. Já para Agente Comercial, Vendas e Negociação merece uma atenção especial”, diz Rodrigues.

Segundo ele, o edital anterior previa 30 vagas imediatas para o cargo de escriturário, com conteúdo programático igual para todos os candidatos e classificação única. Para este concurso, serão 2.240 vagas imediatas distribuídas entre Agente de Tecnologia, exclusivamente para o Distrito Federal, e Agente Comercial, para todo o Brasil. A classificação passa a ser pela microrregião e os conhecimentos específicos também mudam de acordo com a escolha do candidato no momento da inscrição.

Batist ressalta que o edital tem muitas semelhanças com o último de 2018 quanto à área de TI. Em relação à área comercial, lembra os demais editais, exceto o de 2018.

“Uma tendência de modernização e atualização dos conteúdos vem sendo observada nos últimos editais e parece forte neste também. Ele prevê conteúdos que vão desde redes sociais até o PIX, por exemplo. É um conteúdo mais modernizado e mais bem organizado que o dos editais anteriores, mas ao mesmo tempo preserva alguns conteúdos mais clássicos, como língua portuguesa e legislação aplicada”, observa.

Como serão as provas objetivas

A prova objetiva será de múltipla escolha com 70 questões, divididas entre disciplinas de conhecimentos básicos (25) e específicos (45).

Para Agente de Tecnologia e para Agente Comercial, haverá a parte básica da prova objetiva, com 25 questões, englobando Língua Portuguesa (10 questões com peso 1,5 = 15 pontos), Língua Inglesa (5 questões com peso 1,0 = 5 pontos), Matemática (5 questões com peso 1,5 = 7,5 pontos) e Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões com peso 1,0 = 5 pontos). O valor total de conhecimentos básicos é de 32,5 pontos.

Já a parte específica da prova objetiva terá 45 questões e conteúdos diferentes entre os Agentes.

Os conhecimentos específicos para Agente de Tecnologia englobam Probabilidade e Estatística (5 questões com peso 1,5 = 7,5 pontos), Conhecimentos Bancários (5 questões com peso 1,5 = 7,5 pontos), Tecnologia da Informação (35 questões com peso 1,5 = 52,5 pontos). O valor total de conhecimentos específicos é 67,5 pontos.

Os conhecimentos específicos para Agente Comercial são Matemática Financeira (5 questões com peso 1,5 = 7,5 pontos), Conhecimentos Bancários (10 questões com peso 1,5 = 15 pontos), Conhecimentos de Informática (15 questões com peso 1,5 = 22,5 pontos), Vendas e Negociação (15 questões com peso 1,5 = 22,5 pontos). O valor total de conhecimentos específicos é de 67,5 pontos.

Batist explica que as disciplinas têm pesos diferentes. Por isso, o foco para Agente de Tecnologia deve ser na matéria de Tecnologia da Informação, que tem 35 questões e vale, sozinha, mais da metade (52,5) dos 100 pontos da prova objetiva inteira.

Para Agente Comercial, as principais disciplinas são Conhecimentos de Informática e Vendas e Negociação. Juntas, elas valem quase metade (45) dos 100 pontos totais da prova. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 50% de conhecimentos básicos, outros 50% de conhecimentos específicos, obter pelo menos 50% dos pontos totais do conjunto da prova e o candidato não pode zerar nenhuma disciplina.

Rodrigues ressalta que, em conhecimentos básicos, as questões de Português e Matemática são as que valem mais pontos - 1,5 cada. Enquanto Língua inglesa e Atualidades do mercado financeiro valem 1,0 cada.

Já em conhecimentos específicos, todas as questões valem 1,5. "O que chama a atenção é a quantidade de questões para cada matéria - 35 questões de Tecnologia da Informação para Agente de Tecnologia e 30 questões divididas igualmente entre Vendas e Negociação e Conhecimentos de Informática", afirma.

“A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora do concurso Banco do Brasil há vários anos. Portanto, treinar por meio das questões anteriores ajuda a verificar o padrão da banca e também a analisar as possíveis pegadinhas utilizadas na linguagem da prova. Além disso, nas disciplinas com maior dificuldade, é essencial reservar um tempo para a teoria. A união de teoria, prática por meio de questões e revisão é a tríade ideal de estudos para a prova objetiva”, diz Rodrigues.

Redação é eliminatória

De acordo com Rodrigues, a redação será do tipo dissertativa-argumentativa. Isso quer dizer que o candidato deve se posicionar sobre o tema apresentado. Por isso, é preciso prestar atenção aos critérios de correção da banca, que são adequação ao tema proposto, adequação ao tipo de texto solicitado, emprego apropriado de mecanismos de coesão, capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema, domínio da norma padrão e avaliação da norma culta.

Batist ressalta que a redação tem valor máximo de 100 pontos e é necessário obter pelo menos 70 pontos para a aprovação. Serão corrigidas apenas as redações de até o dobro do número de vagas do edital.

“Parece muito, mas não é, pois a concorrência será regionalizada por microrregião e macrorregião. Algumas regiões menores possuem poucas vagas. Importante observar que a redação não mudará a nota. Ela apenas permitirá que o candidato não seja eliminado e possa continuar no concurso”, aponta.

Peculiaridades da banca organizadora

Rodrigues explica que a Cesgranrio trabalha com provas de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta. São eliminados os candidatos com aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação da prova e aqueles com aproveitamento inferior a 50% em conhecimentos básicos ou conhecimentos específicos. “É importante ficar atento que, mesmo que consiga aproveitamento superior a 50%, zerar qualquer uma das disciplinas também elimina o candidato”.

Segundo ele, a banca costuma dar ênfase a alguns assuntos específicos. Em conhecimentos bancários, ele destaca Atendimento e Marketing, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e Produtos e Serviços Bancários, que costumam cair com maior frequência. Já para Atendimento ao Público, os destaques são para Técnicas de Vendas, Atendimento e Qualidade no Atendimento ao Público.

Em Português, dedicar um tempo maior em assuntos como interpretação de textos, sintaxe, morfologia, pontuação e crase pode ser um diferencial, destaca Rodrigues.

Razões para a alta concorrência

Rodrigues aponta que o cargo de escriturário é a porta de entrada no BB. “O salário e os benefícios são atraentes e, somados, chegam a R$ 4.508,40. Ainda há a possibilidade de participação nos lucros ou resultados da empresa, auxílio-creche e previdência complementar”, comenta.

A progressão de carreira e profissionalização é oferecida por meio de uma universidade corporativa (UniBB), que conta com diversos cursos e certificações que possibilitam que o escriturário chegue até um cargo de gestão, destaca.

Dicas gerais de Batist

  • Leia o edital e esclareça suas dúvidas sobre ele. Fazer inscrição sem ter lido e entendido o edital pode ser um grande erro.
  • Invista em materiais atualizados de estudo, preferencialmente elaborados a partir do edital atual. Com esses materiais, você aprende a teoria e o conteúdo.
  • A Cesgranrio costuma ter um nível mediano de dificuldade. Invista em resolver provas anteriores da banca e simulados com estilo semelhante, principalmente provas do Banco do Brasil que a instituição elaborou em concursos passados. Resolva as provas anteriores para ter ideia do estilo de perguntas e para perceber os assuntos mais frequentes, mas atualize-se por meio de outros materiais.
  • Para Agente de Tecnologia, a melhor referência é a prova do edital de 2018, que tem muitas similaridades com a previsão de prova para 2021. Para Agente Comercial, ideal é revisar os demais concursos do BB, com menor espaço para o de 2018. Com as provas anteriores e exercícios, você pratica o que estudou na teoria e vai corrigindo seus pontos fracos.

Dicas gerais de Rodrigues

  • Se planejar parece trivial, mas requer autoconhecimento e disciplina. O primeiro passo é ler com bastante atenção o edital do concurso e verificar em quais matérias tem maior dificuldade.
  • Definir um cronograma de estudos e dividir as matérias podem ajudar a manter a cadência. Estabeleça metas e prazos curtos. Nada de metas ousadas no começo. Isso vai ajudar a ter a percepção de progresso e a evitar frustrações que podem minar a motivação ao longo do tempo. Desafie-se aumentando um pouco as metas sempre que atingir o objetivo.
  • Não se esqueça de dormir bem, porque é nesse momento que fixamos todo o conhecimento. E não deixe de separar algum tempo para o lazer para sempre chegar no momento de estudo com a cabeça mais fresca.
  • Não deixe para estudar tudo na última hora. Manter uma cadência de estudos, praticando com questões anteriores e revisando seus erros é fundamental para que todo o conteúdo seja absorvido.
  • Organize-se no dia da prova, chegue com antecedência para dar tempo de a adrenalina baixar e ter calma suficiente para resolver a prova com clareza. Uma boa alimentação e uma boa noite de sono vão ajudar os candidatos a chegar dispostos para a prova.