Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Abastecer com etanol é vantajoso em MS e em mais sete Estados

Governo do Estado de MS

24 de Novembro de 2010 - 16:17

Abastecer com álcool combustível em relação à gasolina está mais vantajoso em Mato Grosso do Sul e em mais sete Estados, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes à semana passada.

Além do Estado, o etanol é mais competitivo nos postos de combustíveis de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Para o cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal.

Segundo o levantamento, em Mato Grosso do Sul o preço do álcool combustível é de 66,95% do valor comercializado pela gasolina.

Para efeito de comparação, a relação de valores em São Paulo é 64,27%, em Goiás de 62,58%, em Mato Grosso de 65,38%, e no Paraná de 66,56.

Autonomia x ecomonia

Mais barato, o álcool oferece, no entanto, menor autonomia aos veículos. Um tanque dura cerca de 450 quilômetros com ele e em torno de 650 com gasolina.

Na hora de abastecer, o cálculo pode ser feito da seguinte maneira: divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se der mais de 0,70 escolha a gasolina; caso contrário, o álcool.

O uso do etanol leva vantagem se o litro custar até 70% do valor da mesma quantidade da gasolina porque, em média, motores abastecidos com álcool consomem 30% a mais do que os abastecidos com o derivado de petróleo.