ECONOMIA
Abertura de empresas em abril é a maior dos últimos 13 anos no Estado
Em março de 2010, a junta havia registrado a abertura de 792 novas empresas, o maior índice desde o ano 2000. O número foi superado em abril deste ano.
Campo Grande News
03 de Maio de 2013 - 10:45
Em abril deste ano foram abertas 811 novas empresas em Mato Grosso do Sul, o maior número dos últimos 13 anos, de acordo com a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul). O cenário atual representa, segundo o presidente da instituição, Wagner Bertoli, que a economia do Estado vai bem. A maior parte dos novos empreendimentos é destinada ao comércio e serviços. Bertoli explica ainda que 95% do total são empresas de pequeno porte.
A economia vai bem e as demandas estão acontecendo. A economia do Estado apresenta um cenário positivo, afirmou. As novas empresas geram emprego, movimentam o comércio e colocam o Estado em patamares cada vez maiores, segundo Bertoli. Uma empresa de pequeno porte facilita a vida para a sociedade, e movimenta, no mínimo, de três a quatro empregos por empresa, explica.
Em março de 2010, a junta havia registrado a abertura de 792 novas empresas, o maior índice desde o ano 2000. O número foi superado em abril deste ano.
A explosão de novos empreendimentos demonstra o movimento atual da economia estadual, segundo Bertoli. É um dado que evidencia a agitação, a economia está girando com velocidade. E isso acompanha o país. Se o país vai bem, a gente acompanha, se vai mal, também.
Só no mês passado, 1.412 empresas realizaram alterações cadastrais na junta, como modificações no contrato social, aumento de capital, entre outras alterações. Isso também é um sinal de movimentação na junta. Ele lembra ainda que este movimento econômico contribui para que o desenvolvimento aconteça.
Outra dado que desperta expectativas positivas para Mato Grosso do Sul, é o número de filiais constituídas. São empresas fortes que representam o aspecto positivo na economia local. O supermercado de uma filial gera, pelo menos, 100 de empregos diretos. É um número importante para nós. Ainda de acordo com dados da Jucems, 181 empresas foram extintas em abril deste ano, além de 62 filiais.




