Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Agência aprova reajuste e conta de luz ficará mais cara

Campo Grande News

04 de Março de 2021 - 13:40

Agência aprova reajuste e conta de luz ficará mais cara
Consumidor segura boleto com cobrança da Energisa (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A conta de energia elétrica deve ficar mais cara em Mato Grosso do Sul. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou pedido da Energisa para reajustar a tarifa cobrada pelo abastecimento em 6,9%.

A concessionária tenta desde o ano passado aval da agência reguladora para aumentar a tarifa, mas enfrentou uma enxurrada de pedidos de reconsideração feitos pelo Cocen-MS (Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso do Sul), pelo Procon, deputado Estadual José Carlos Barbosa e pela Defensoria Pública do Consumidor de Dourados em conjunto com a Defensoria Pública da União. A intenção era fazer o reajuste a partir de 1º de julho.

Os pedidos de reconsideração argumentaram que em plena pandemia não seria justo sacrificar o consumidor que já havia visto sua renda afetada. “Nestes tempos de exceção e crise, em que a hipossuficiência e vulnerabilidade do consumidor se afloram ainda mais, o cidadão necessita de maior proteção”, diz o documento enviado pelo Procon, por exemplo.

O relator do processo, julgado na terça-feira (2), entendeu que “reajustes tarifários estão previstos no contrato de concessão da distribuidora e observam a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias, nos termos da lei”.

Não há data para a aplicação do aumento. Em Mato Grosso do Sul, a concessionária atende a mais de 1 milhão de consumidores em 74 municípios.