Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Antecipação do 13º de aposentados vai injetar R$ 13,6 bilhões na economia

Quem começou a receber aposentadoria ou pensão só em 2014 também tem direito ao décimo-terceiro, só que proporcional

Uol

06 de Agosto de 2014 - 10:37

Metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será paga, antecipadamente, junto com a folha de pagamento de agosto, isso deve injetar R$ 13,6 bilhões na economia nos meses de agosto e setembro, estima o Ministério da Previdência Social.

A antecipação do benefício tem sido feita todos os anos, e foi oficializada ontem terça-feira (5) com a publicação do decreto da presidente Dilma Rousseff no Diário Oficial da União. Serão beneficiados 27,3 milhões de pessoas em todo o país.

Pagamento vai de 25 de agosto a 5 de setembro

A primeira parcela será de até metade do valor do benefício referente ao mês de agosto. Essa primeira parte será paga junto com os benefícios de agosto; o pagamento vai do dia 25 deste mês até 5 de setembro, variando conforme o número do cartão do segurado.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. O restante do 13º salário (valor total do abono anual menos o valor da parcela antecipada) será pago juntamente com os benefícios do mês de novembro. Quem começou a receber aposentadoria ou pensão só em 2014 também tem direito ao décimo-terceiro, só que proporcional. 

Quem NÃO tem direito ao 13º salário

Não tem direito ao 13º salário quem recebe amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.