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ECONOMIA

Brasil amplia acesso a mercados com novas aberturas na Eurásia, Japão e Nicarágua

O país, com cerca de 124 milhões de habitantes, importou mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024.

Dourados News

15 de Dezembro de 2025 - 14:45

Brasil amplia acesso a mercados com novas aberturas na Eurásia, Japão e Nicarágua
Com estes anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 507 aberturas de mercado desde o início de 2023 - Crédito: Divulgação

O governo brasileiro concluiu negociações fitossanitárias que viabilizam a exportação de novos produtos agropecuários para a União Econômica Euroasiática, o Japão e a Nicarágua, ampliando a presença do agronegócio nacional em mercados estratégicos.

Na União Econômica Euroasiática, foi autorizada a exportação da castanha de baru brasileira. Nativa do Cerrado, a oleaginosa tem importância socioeconômica para comunidades locais e amplo potencial de uso alimentar. O bloco, formado por Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia, reúne mais de 183 milhões de habitantes e importou mais de US$ 1,4 bilhão em produtos agropecuários do Brasil em 2024, com destaque para soja, carnes e café.

No Japão, as autoridades fitossanitárias aprovaram a exportação de frutas congeladas e frutas desidratadas do Brasil. A medida amplia as oportunidades para produtos processados de maior valor agregado em um mercado onde a demanda por frutas processadas vem crescendo, tanto no varejo quanto na indústria de alimentos. O país, com cerca de 124 milhões de habitantes, importou mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024.

Já a Nicarágua autorizou a exportação de arroz beneficiado do Brasil. Com aproximadamente 6,9 milhões de habitantes, o país importou, entre janeiro e novembro deste ano, cerca de US$ 55 milhões em produtos agropecuários brasileiros, volume 8,5% superior ao registrado em 2024.

Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro soma 507 aberturas de mercado desde o início de 2023. Os resultados reforçam a estratégia de diversificação de destinos e de ampliação da pauta exportadora, com foco em produtos de maior valor agregado, e refletem o trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).