ECONOMIA
Caixa lança plano de previdência privada exclusivo para mulheres
O produto também oferece proteção, em caso de uma eventualidade que impeça a cliente de contribuir para o plano mensalmente
Portal Brasil
05 de Junho de 2013 - 13:09
A Caixa Econômica Federal lançou, nessa terça-feira (4), um plano de previdência privada exclusivo para mulheres, o Prev Mulher. No plano, do tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), a cliente escolhe o valor mensal de sua contribuição, que será dividido em um montante que ela vai acumular na previdência, e outro, que vai para um seguro de vida o que garante a proteção da família em caso de imprevistos.
Além de benefícios como aposentadoria, renda e pecúlio por invalidez ou morte, o Prev Mulher também garantirá uma consulta e um exame ginecológico anual a todas as clientes, com rede de atendimento presente em todo o País. O plano também vai premiar, automaticamente, as clientes que ficarem grávidas, por fecundação natural, de gêmeos, trigêmeos ou mais, após a contratação do produto. A indenização acontecerá após o nascimento das crianças.
Além de estimular o investimento no futuro, manter a família protegida e cuidar da saúde de nossas clientes, pensamos em premiá-las em um momento feliz, explica a diretora da Caixa Previdência, Rosana Techima.
O produto também oferece proteção, em caso de uma eventualidade que impeça a cliente de contribuir para o plano mensalmente, pois parte do saldo da previdência é utilizado pela Caixa Previdência para quitar o seguro, por um prazo máximo de 12 meses.
Os planos podem ser contratados a partir de R$ 35 por mês e, assim como em todos outros produtos, o Prev Mulher terá taxa zero de carregamento de entrada, o que contribui positivamente para uma melhor rentabilidade nos planos.
As mulheres têm cada vez mais espaço na renda nacional, e notamos que havia uma demanda grande para um produto exclusivo, que contemplasse as principais preocupações da mulher moderna: o futuro financeiro, a saúde e a tranquilidade da família, finaliza a diretora.
Previdência Privada
A previdência privada funciona como um tipo de investimento de longo prazo. No momento da contratação do seguro, o cliente determina a idade que se quer dispor do dinheiro investido. Quando atingir essa idade, é possível escolher pelo resgate total, transformá-lo em renda mensal (como no INSS) ou, ainda, deixar acumulando e rendendo. Os resgates antes do prazo final variam de acordo com as normas de cada instituição.
Esse tipo de previdência é também chamado de complementar porque pode ser feito simultaneamente às contribuições para a previdência pública do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como um complemento dessa aposentadoria.
Como funciona
Geralmente, esses planos são mantidos por bancos, seguradoras e outras instituições financeiras em duas modalidades principais: o Plano Geradora de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), que oferecem benefícios como aposentadoria, renda e pecúlio por invalidez ou morte.
A diferença básica entre o PGBL e o VGBL é a tributação. O VGBL tem a incidência de Imposto de Renda, retido na fonte, em 15% sobre os rendimentos obtidos e é proporcional ao valor que é retirado. Além disso, não traz o benefício de restituição no IR, por isso é mais indicado para quem não faz a declaração completa do tributo.
Já o PGBL permite a dedução no IR limitado a 12% do total dos rendimentos tributáveis do contribuinte. E na hora de resgatar o dinheiro investido, a incidência de 15% do Imposto de Renda é sobre o saldo total, em outras palavras, o que foi investido mais os rendimentos.




