Economia
Chuvas levam a aceleração do plantio de soja no Brasil, diz Safras
O percentual equivale a 3,925 milhões de hectares plantados. Na semana passada, o percentual era de 7,3%
Famasul
28 de Outubro de 2014 - 10:26
O plantio da nova safra brasileira de soja registrou um ritmo maior na semana passada. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27/10) pela consultoria Safras & Mercado. Chuvas ocorridas no Centro-oeste e no Sudeste possibilitaram a ida das máquinas para o campo.
Até a última sexta-feira (24/10), 12,49% da área total prevista de já foi semeada no país. O percentual equivale a 3,925 milhões de hectares plantados. Na semana passada, o percentual era de 7,3%. Em mesmo período no passado, o percentual era de 26%. A média histórica dos últimos cinco anos para o período é de 31%.
"Apesar não ter havido registro de grandes volumes, os níveis das precipitações e a previsão de novas chuvas para os próximos dias foi suficiente para encorajar parte dos agricultores a retomarem os trabalhos de semeadura do na faixa central do país", disse o analista Luiz Fernando Roque em comunicado divulgado pela empresa.
O estado mais avançado é o Paraná, onde 28% da área prevista já foram semeados. Em seguida aparecem Mato Grosso do Sul (22%), Mato Grosso (16%) e Goiás (8%).