Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Conselho aprova e recursos do FCO terão juros menores em 2017

A medida passa a valer em 1° de janeiro.

Campo Grande News

22 de Dezembro de 2016 - 16:35

Na última reunião do ano, o CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou ontem a redução dos juros dos empréstimos feitos juntos ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste) e do FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste). A medida passa a valer em 1° de janeiro.

Em 2017, as taxas serão reduzidas de 11,18% para 10%, no caso do FCO e de 9,5% para 8,5% no FDCO. Aliado a isso, no ano que vem Mato Grosso do Sul terá R$ 2,2 bilhões de recursos disponíveis no FCO e R$ 783 milhões no FDCO.

Ambas mudanças para o ano que vem foram aceitas após pedido feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “É mais uma conquista significativa para Mato Grosso do Sul, pois auxilia em nosso trabalho de atração de novos empreendimentos. A redução da taxa do juros consolida benefícios ao setor produtivo do Estado”, disse Reinaldo.

A pauta da redução das taxas de juros no FCO e FDCO foi apresentada e debatida pelo Estado de Mato Grosso do Sul na última reunião dos governadores do Fórum Brasil Central ocorrida em novembro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “a mobilização feita pelo governador Reinaldo Azambuja foi fundamental. O governo federal compreendeu a necessidade, avaliou as possibilidades diante da conjuntura econômica e reduziu as taxas num patamar bastante satisfatório. Temos agora um conjunto de condições favoráveis à expansão e financiamento de novas atividades privadas no próximo ano”.