Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 12 de Maio de 2021

Economia

Contribuintes dizem que conseguem consultar 7º lote do IR

Receita Federal, no entanto, ainda não confirma a abertura do acesso. Quem não estiver neste lote está automaticamente na malha fina.

G1

08 de Dezembro de 2016 - 09:05

Na manhã desta quinta-feira (8), contribuintes conseguiam consultar o sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. A Receita Federal, no entanto, ainda não confirma a abertura do acesso.

A consulta pode ser feita pelo site:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

O pagamento da restituição será depositado no dia 15, na conta bancária informada pelo contribuinte quando preencheu a declaração.

Quem não estiver neste lote de dezembro está automaticamente na malha fina do Leão, ou seja, quando a declaração é retida para verificação de inconsistências.

Na segunda-feira, a Receita Federal em Manaus divulgou uma nota informando que as consultas seriam liberadas a partir das 9h desta quinta-feira.

Malha fina

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Clique aqui para acessar o e-CAC.

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.