ECONOMIA
Contribuintes têm até hoje 31 para quitar, ou pagar a primeira parcela do IPVA
O IPVA é hoje a segunda fonte de arrecadação Tributária do Governo do Estado e sua cobrança é calculada sobre os preços médios de mercado multiplicado por sua alíquota
Redação
31 de Janeiro de 2013 - 09:25
Os proprietários de veículos do Estado têm até esta quinta-feira (31) para quitar, ou pagar a primeira parcela, do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O imposto é anual e o valor arrecadado é rateado entre o Estado, o município, onde o veículo foi licenciado, e o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
As duas opções de pagamentos são em parcela única, com 10% de desconto, até o dia 31 de janeiro, e em três parcelas, vencíveis em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 23 de março, podendo ser paga até o vencimento em qualquer agência bancária.
Após o vencimento, o contribuinte poderá acessar o site da SEFAZ (Secretaria de Fazenda)(www.sefaz.ms.gov.br), procurar uma AGENFA (Agência Fazendária) ou ainda procurar a Unidade de Outros Tributos para solicitar uma nova Guia de Recolhimento para pagamento, já com os valores atualizados de multa e juros.
O IPVA é hoje a segunda fonte de arrecadação Tributária do Governo do Estado e sua cobrança é calculada sobre os preços médios de mercado multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada para apurar as bases de cálculo do Imposto.