ECONOMIA
Dicas para aproveitar a Black Friday com a segurança e evitar cair em golpes online
No entanto, é preciso ficar atento para não correr riscos ou sair perdendo em falsas promoções.
Primeira Página
27 de Novembro de 2025 - 08:35

A Black Friday movimenta o comércio online e presencial durante um dia ou dias com diversas promoções em sites e lojas brasileiras. No entanto, é preciso ficar atento para não correr riscos ou sair perdendo em falsas promoções.
Conforme o secretário executivo do Procon-MS, Angelo Motti, é preciso avaliar a real necessidade daquele produto, pois muitas vezes, o consumidor é induzido a gastar sem necessidade, enfatizando que cuidar do dinheiro é algo importante.
Outra dica, é avaliar se aquele produto realmente está em um valor atrativo de mercado, e isso é possível por meio de uma pesquisa prévia antes da Black Friday, acompanhando os valores dos produtos que pensamos em adquirir.
Se o consumidor encontrar um produto com uma “falsa promoção”, situação onde o preço do produto é elevado às vésperas da Black Friday para reduzir no dia da promoção, o secretário orienta que se o consumidor consiga provar a alta diferente de valores, que acione o Procon.
No entanto, a secretaria necessita de provas documentais do ocorrido, como imagens de gôndolas em datas diferentes, cartilhas ou imagens de promoção, e entre outros, para a denúncia poder ser levada adiante.




