Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Economia

Diversificação no campo traz sustentabilidade, diz Embrapa

Durante a abertura do Showtec, haverá o lançamento do Fórum Permanente de Pesquisa Agropecuária (FPP Agro), do qual a Embrapa faz parte.

Embrapa

14 de Janeiro de 2013 - 15:20

Diversificar é o tema da edição do Showtec 2013, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai demonstrar ao público do evento algumas tecnologias e a importância da diversificação em sua área. O objetivo da instituição é enfatizar para o técnico e para o produtor, que a aplicação de técnicas diversificadas proporciona, ao longo do tempo, estabilidade na receita e produtividade, que resultará em mais eficiência agronômica e de uso de recursos naturais.

Por meio de palestras, atendimento ao público e de participação nas mostras e nos giros tecnológicos do Showtec, o público terá acesso, no estande da Embrapa, a temas como Integração Lavoura-Pecuária, variedades de soja, manejo de palhada e solo para a cultura da cana, fixação biológica de nitrogênio, régua de manejo de pastagem, consórcio milho e forrageiras para formação de pastagens, consórcio milho-braquiária, uso de irrigação em sistemas de produção de grãos, limitações climáticas para sucessão soja/milho safrinha, manejo de plantas resistentes a herbicidas.

"A Embrapa, dentro do contexto do evento, levará temas que contribuem para o alcance da diversificação e sustentabilidade das atividades agrícolas. A região do sul de Mato Grosso do Sul, por exemplo, é região de transição climática. É um tema importante a ser debatido, e o produtor precisa encontrar estratégias para não ficar vulnerável. E uma dessas estratégias é a diversificação", comenta o chefe adjunto de P&D da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.

Durante a abertura do Showtec, haverá o lançamento do Fórum Permanente de Pesquisa Agropecuária (FPP Agro), do qual a Embrapa faz parte. O FPP Agro congrega todas as instituições públicas e privadas que desenvolvem trabalhos de pesquisa agropecuária em Mato Grosso do Sul, que tem como objetivo reunir esforços e ações para o desenvolvimento do Estado.

Em 2013, a Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Produtos e Mercado - Escritório de Dourados, Embrapa Soja e Fundação Meridional estarão no estande da Embrapa.