Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Dólar tem ajuste e sobe 1,29% ante real, em busca de equilíbrio

O programa terá prosseguimento na terça-feira, quando o BC ofertará 10 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em 2 de dezembro deste ano.

Reuters

26 de Agosto de 2013 - 16:54

O dólar fechou com alta de mais de 1 por cento ante o real nesta segunda-feira, num movimento de ajuste após recuar mais de 3 por cento na véspera, com investidores digerindo as novas condições do mercado em meio ao plano de atuação do Banco Central.

Segundo analistas, a moeda norte-americana pode não registrar volatilidades tão intensa no curto prazo diante o ímpeto do BC, e uma espécie de banda informal pode estar começando a ser desenhada para o câmbio, com o dólar entre 2,30 e 2,40 reais.

O dólar avançou 1,29 por cento, a 2,3837 reais na venda, depois de cair 3,2 por cento, para 2,3534 reais, na última sessão --a maior queda diária em quase dois anos. O volume de negociação ficou em torno de 1,1 bilhão de dólares, segundo dados da BM&F.

"Do jeito que o mercado está... o movimento é esse mesmo: alguém realiza lucro no real aqui, outro aproveita para comprar acolá", afirmou o superintendente de câmbio da Advanced Corretora, Reginaldo Siaca, para quem o dólar não deve fugir da faixa de 2,35 a 2,40 reais no curto prazo.

Mais cedo, o BC vendeu sua oferta total de contratos de swap cambial tradicional --equivalente a venda de dólares no mercado futuro-- com vencimento para 2 de dezembro de 2013. O volume financeiro foi equivalente foi de 497,9 milhões de dólares.

A operação faz parte do plano do BC --anunciado na quinta-feira à noite, depois de o dólar chegar a 2,45 reais-- de intervenções diárias no mercado de câmbio até o final do ano, por meio de leilões de swap cambial tradicional e de leilões de linha, com venda de dólares com compromisso de recompra.

O potencial total do programa é de 60 bilhões de dólares e seu objetivo, de acordo com a autoridade monetária, é "prover hedge cambial aos agentes econômicos e liquidez ao mercado".

"Até o câmbio achar um ponto de equilíbrio, vai ser difícil traçar qualquer tipo de projeção para o dólar", afirmou o operador de câmbio da Intercam Glauber Romano, para quem esse ponto deve estar entre 2,30 e 2,38 reais.

Já na sexta-feira, comparado com o dia anterior, os investidores estrangeiros reduziram em 22,5 por cento sua posição líquida comprada em dólar no mercado futuro, para 97.421 mil contratos, equivalente a 4,87 bilhões de dólares, segundo o último dado disponível pela BM&F.

"O mercado está se sentindo confortável", disse o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo. "O BC está garantindo liquidez e, além disso, está dizendo que, eventualmente, se for preciso, vai entrar com outros leilões para suprir as necessidade do mercado", explicou.

O programa terá prosseguimento na terça-feira, quando o BC ofertará 10 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em 2 de dezembro deste ano. O leilão ocorrerá entre as 9h30 e as 9h40 e o resultado será conhecido a partir das 9h50.

No início desta sessão, o dólar abriu em alta ante o real, mas passou a cair por cerca de 30 minutos, após a divulgação o dado de encomendas de bens duráveis dos Estados Unidos ter vindo bem abaixo do esperado, realimentando as expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, manterá seu programa de estímulos, no valor mensal de 85 bilhões de dólares no curto prazo.

"Se a economia norte-americana não engata, significa que sua política monetária continuará expansionista", afirmou o economista chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.