Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 20 de Janeiro de 2022

Economia

Em MS, 72% dos bares e restaurantes atendem com déficit de funcionários

Correio do Estado

04 de Dezembro de 2021 - 07:56

Em MS, 72% dos bares e restaurantes atendem com déficit de funcionários
Em MS, 72% dos restaurantes tem déficit de funcionários - Imagem ilustrativa- Correio do Estado

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 72% dos bares e restaurantes trabalham com o quadro de funcionários insuficiente, conforme os dados revelados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS (Abrasel). Ainda segundo a pesquisa, 30% das empresas que integram essa margem pensam em contratar novos funcionários a medida que o cenário econômico retomar o patamar que entrou em queda na pandemia.

Após a divulgação da análise, o Senac divulgou a abertura para as inscrições das novas turmas dos cursos de Auxiliar de Cozinha  e Técnico em Serviços de Restaurante e Bar. Para a primeira vaga, estão sendo disponibilizadas 20 oportunidades de qualificação, enquanto para a segunda são 15, somando ao todo, 35 chances.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no Centro de Educação Profissional Senac Turismo e Gastronomia, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3368. As aulas começam em 2022. Entre os requisitos exigidos pela instituição, está: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo, para o curso de Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, e idade mínima de 16 anos e ensino fundamental incompleto, para o Auxiliar de Cozinha.

Além da faixa etária, é necessário ainda, a apresentação do certificado de Higiene e Manipulação, devidamente registrado pela Sesau e com a validade em dia, e a apresentação da carteira sanitária para o Técnico em Serviços de Restaurante e Bar.