Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Embrapa realiza giros tecnológicos voltados para agricultura familiar

Durante o giro tecnológico, foram realizados sete estações, que apresentaram aspectos gerais e resultados de pesquisas que podem beneficiar os agricultores.

Assessoria

06 de Dezembro de 2013 - 16:30

Durante dois dias, 5 e 6 de dezembro, agricultores familiares e comunidades tradicionais, participantes do 1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária puderam conhecer algumas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agropecuária Oeste, por meio dos giros tecnológicos.

O tema agricultura familiar faz parte do plano de trabalho da Unidade. Os giros demonstraram algumas práticas agrícolas que podem contribuir com a redução de esforços do agricultor, proporcionando aumento de produtividade e rentabilidade da produção, aliado a conservação ambiental nas propriedades rurais.

Durante o giro tecnológico, foram realizados sete estações, que apresentaram aspectos gerais e resultados de pesquisas que podem beneficiar os agricultores. Ao longo da visita aos campo experimental da Unidade, os participantes conheceram sobre: integração Lavoura-Pecuária, cultura da videira, cultura da goiabeira, alternativas alimentares para bovinos de leite (a pasto), cultivo conservacionista de mandioca, adubação verde na melhoria de solos e sistema agroflorestal diversificado. Os giros tecnológicos estão sendo coordenados pela Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Produtos e Mercados-Escritório de Dourados e AGRAER.

Valmir Oliveira participou do giro tecnológico. Ele é técnico administrativo da Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano - Perequeté, que atende os assentamentos Lagoa Grande e Amparo, ambos de Itaum. Valmir conta que essa foi sua primeira visita a Embrapa. "Está valendo a pena, pois algumas das tecnologias que conheci no giro são novidades para mim. A maioria delas são de implantação viável. Mas, hoje os assentamentos tem muitas dificuldade de se organizar internamente e isso atrapalha muito o desenvolvimento", disse ele.

O produtor rural de Itaporã, José Carlos Meneghini, planta soja, trabalha com gado de leite, cultiva eucaliptos e hortaliças e conta com pomares de fruticultura, numa área de 13 alqueires. Essa foi sua primeira visita a Embrapa e para ele o evento está sendo uma escola, rica em oportunidades de aprendizado nos mais diversos assuntos. "Esse giro tecnológico me trouxe novas idéias que certamente serão implantadas, com adaptações, em minha propriedade", concluiu.

"Gostei muito de tudo o que vi e aprendi sobre goiaba, mandioca e adubação verde. Pretendo utilizar o que aprendi aqui na Embrapa", disse a agricultora de Campo Grande, Isaura Alves de Araújo.

O 1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária está sendo realizado por meio de uma articulação entre a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura com a Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Agroform. O evento tem apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa Econômica Federal, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamentos Lagoa Grande e Amparo.