Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 17 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Emprestar nome para dívida prejudica 15 milhões de brasileiros

Resolver a pendência demora e custa caro. Quem colocou a mão no bolso para se livrar do problema gastou em média mais de dois mil reais para voltar a ter crédito

Correio do Estado/Band

10 de Abril de 2015 - 09:51

Quinze milhões de brasileiros já ficaram endividados ou ainda estão inadimplentes porque emprestaram o nome para alguém fazer compras ou financiamento. Sair dessa fria nem sempre é fácil: um número superior a 50% dos que continuam com dívidas na praça estão nessa situação há mais de três anos.

Resolver a pendência demora e custa caro. Quem colocou a mão no bolso para se livrar do problema gastou em média mais de dois mil reais para voltar a ter crédito.

Por isso, o mais indicado é negar este tipo de pedido de ajuda. “É melhor às vezes você falar não, que não vai ser possível, do que acabar se comprometendo e assumindo esse risco, que é muito grande”, alerta o consultor financeiro Guilherme Almeida.