ECONOMIA
Nascidos em janeiro começam a receber abono salarial
Benefício do PIS/Pasep é pago a partir de hoje e pode ser sacado até 30 de dezembro de 2026.
Campo Grande News
16 de Fevereiro de 2026 - 08:30

Trabalhadores nascidos em janeiro começam a receber o abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O pagamento segue calendário escalonado do governo federal e marca o início da liberação do benefício referente ao ano-base 2024.
O valor fica disponível para saque até 30 de dezembro de 2026. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil. O crédito pode ocorrer em conta ou por outras formas definidas por cada instituição.
Para ter direito ao abono em 2026, o trabalhador precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2024. Também deve estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter recebido, em média, até R$ 2.766 por mês no período. O empregador precisa ter informado corretamente os dados no eSocial dentro do prazo.
O calendário segue conforme o mês de nascimento do trabalhador. Quem nasceu em fevereiro recebe a partir de 15 de março. Os nascidos em março e abril terão pagamento em 15 de abril, enquanto maio e junho recebem em 15 de maio.
Já os nascidos em julho e agosto terão o valor liberado em 15 de junho. O pagamento para quem nasceu em setembro e outubro começa em 15 de julho. Por fim, trabalhadores nascidos em novembro e dezembro recebem a partir de 17 de agosto.
O valor do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. O cálculo considera o salário mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados em 2024. Para 2026, o salário mínimo previsto é de R$ 1.621.
No caso do PIS, o trabalhador pode receber o dinheiro em conta corrente ou poupança da Caixa, pelo aplicativo Caixa Tem, em caixas eletrônicos, lotéricas com Cartão Social ou nas agências, com documento oficial. No Pasep, o Banco do Brasil pode depositar em conta, transferir via TED ou Pix ou liberar saque presencial.
A consulta sobre direito ao benefício pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. O trabalhador também pode buscar atendimento pelo telefone 158 ou nas Superintendências Regionais do Trabalho.




