Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 16 de Fevereiro de 2026

JUSTIÇA

Carnaval: Judiciário de MS entra em plantão e suspende prazos

Durante o plantão, o judiciário funcionará somente para os casos considerados urgentes.

Primeira Página

16 de Fevereiro de 2026 - 08:00

Carnaval: Judiciário de MS entra em plantão e suspende prazos
TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Foto: Divulgação/TJMS

Em regime de plantão, o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul não terá expediente durante o Carnaval e na quarta-feira de cinzas, de 16 a 18 de fevereiro. Confira a programação:

Conforme o órgão, tanto em 1º grau como em 2º grau de jurisdição, o plantão terá início às 19 horas de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, e terminará às 12 horas do dia 19 de fevereiro, quinta-feira, quando o Judiciário retoma o expediente normal. Além disso, os prazos processuais ficam suspensos durante todo o período.

O plantão judiciário funcionará para os casos considerados urgentes, como: mandados de segurança, habeas corpus, medidas protetivas da Lei Maria da Penha, comunicação de prisão em flagrante, pedidos de liberdade provisória, pedidos de prisão preventiva ou temporária, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão (de bens ou pessoas) e medidas urgentes ou cautelares de natureza cível ou criminal.

Atendimento

Durante o plantão judiciário, equipes de magistrados em 1º e 2º grau, além de analistas e oficiais de Justiça, estarão à disposição no TJMS, no Fórum da capital e nas comarcas do interior.

No portal do Poder Judiciário de MS, no ícone “Plantão”, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Para que as ações sejam iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter ocorrido nesse intervalo. Isso quer dizer que pedidos que poderiam ter sido feitos em dias úteis não serão apreciados no plantão judiciário.