ECONOMIA
Entidade alerta produtor de MS sobre praga que ataca semente do milho
Conforme Grigolli, a principal forma de evitar que essa praga prejudique o andamento do cultivo é com o monitoramento constante das lavouras.
Agrodebate
18 de Fevereiro de 2014 - 16:29
A Fundação MS está alertando os produtores rurais de Mato Grosso do Sul que já estão semeando ou que ainda vão plantar para a safrinha de milho a redobrarem os cuidados com os ataques do percevejo barriga-verde.
Segundo o pesquisador de fitossanidade da instituição, José Fernando Grigolli, a praga é muito comum na cultura e ataca diretamente as sementes, prejudicando o desenvolvimento das plantas e a produtividade das lavouras.
O percevejo barriga-verde pode perfurar a semente e, se isso atingir o embrião, pode ocasionar problemas no desenvolvimento das plantas. Além disso, ele pode injetar toxinas que causam alterações fisiológicas, ocasionando um aspecto chamado de encharutamento, ressalta.
Conforme Grigolli, a principal forma de evitar que essa praga prejudique o andamento do cultivo é com o monitoramento constante das lavouras. É preciso saber quantas pragas existem no momento da semeadura, para que possam ser feitas ações de controle, enfatiza.
A partir das informações coletadas no monitoramento, o pesquisador diz que os produtores têm mais dados para fazer a aplicação de defensivos, que tem de ser feita entre 10 e 15 dias após a semeadura.




