Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

FPPAgro traz experiência internacional da integração entre academia e produtores rurais

Apesar do avanço na ligação entre o meio acadêmico e o rural, o professor destaca que ainda existem dificuldades a serem transpassadas nesta integração.

Famasul

14 de Novembro de 2013 - 16:38

A universidade tem que estar em sintonia com a sociedade e precisa entender a importância de repassar informações científicas  à população. A afirmação é do professor da Universidade da Flórida, João Vendramini, que ministrará palestra sobre como funciona esta integração no sul dos Estados Unidos durante o 1º Workshop do Fórum de Pesquisas Agropecuárias de Mato Grosso do Sul, marcado para os dias 19 e 20 deste mês, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), com o tema ‘Integração e oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação’.

De acordo com o professor, existem instituições nos EUA que têm como foco o ensino prático de agricultura, ciência e engenharia militar, trabalhando no ensino e na pesquisa.  "Os professores são contratados para operar com programas de extensão para produtores rurais e para a sociedade em geral", afirma Vendramini.

Apesar do avanço na ligação entre o meio acadêmico e o rural, o professor destaca que ainda existem dificuldades a serem transpassadas nesta integração. "As universidades investem muito em ciência básica e pouco em ciência aplicada, diminuindo a capacidade de gerar dados científicos direcionados à população",  salienta Vendramini ressaltando que importância da divulgação de informações científicas. "Tanto na Flórida como no Brasil, são os moradores que pagam impostos, cobrindo indiretamente a maioria dos gastos da universidade", complementa.

O FPPAgro é direcionado a pesquisadores, professores, entidades representativas dos atores do mercado agropecuário (produtores, indústria, comércio e governo) e estudantes do setor. A programação conta com painéis, palestras e debates.

O Fórum foi criado em 2012 sob a coordenação do Sistema Famasul e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e tem como objetivo maior criar e manter um sistema de governança unificado sobre a ciência, tecnologia e inovação do setor agropecuário de MS. Conheça a programação completa do FPPAgro: http://famasul.com.br/fppagro/