Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 23 de Junho de 2024

Economia

Importação de gasolina sobe 13% no 1º semestre, diz Petrobras

Uol

01 de Agosto de 2012 - 15:31

A importação de gasolina aumentou 13% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado, em meio a um consumo crescente no Brasil, disse nesta quarta-feira (1º) a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, durante evento no Rio de Janeiro.

Já o consumo de gasolina no país na primeira metade do ano ficou 7% acima do registrado no mesmo período de 2011, disse ela. "O fato é que o Brasil importa 15% dos derivados consumidos. Nós vendemos no primeiro semestre 870 mil barris de petróleo por dia (equivalente em derivados). No caso do diesel, tivemos uma importação de 181 mil barris por dia", disse ela durante almoço no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

A importação de gasolina cresceu em meio a uma produção menor de etanol no centro-sul do Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o etanol mais caro, muitos motoristas de carros flex passaram a usar mais gasolina em seus veículos. As vendas de gasolina no país somam 510 mil barris/dia, acrescentou a presidente da Petrobras, que prefere ser chamada de Graça Foster.

Pré-Sal

A presidente da Petrobras disse ainda que produção de petróleo no pré-sal brasileiro está acima das expectativas, apesar da recente redução das metas de longo prazo da empresa.

Na terça-feira, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que a produção do pré-sal somou 71 mil barris/dia em 2011, o equivalente a 3,4% do que o país produz. Com o objetivo de aumentar ainda mais a produção no pré-sal, a presidente da Petrobras afirmou durante apresentação que a empresa terá 24 sondas até 2016 e 49 até 2020.