Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Insumos básicos voltam a elevar custo de produção do frango

A segunda ocorreu um ano depois, em dezembro de 2012, mas com desdobramento no primeiro trimestre de 2013.

AviSite

01 de Julho de 2013 - 16:16

Partindo-se do preço médio de um “pacote” básico contendo os ingredientes-chave para a produção de um quilo de frango vivo (milho + soja, na proporção de 3:1), não é de todo equivocado concluir que no último biênio o frango só propiciou algum lucro em duas ocasiões.

A primeira ficou circunscrita a um único mês - dezembro de 2011, ocasião em que o preço recebido pelo frango superou ligeiramente o valor do “pacote”, então com preços em queda.

A segunda ocorreu um ano depois, em dezembro de 2012, mas com desdobramento no primeiro trimestre de 2013. Porque, então, o recuo de preços do frango vivo foi menos severo que o do “pacote”.

Isso praticamente cessou em abril passado, quando os preços do frango vivo e do “pacote de milho + soja” se igualaram. E tornou a se reverter (isto é, voltou a apresentar prejuízo para o produtor do frango) no bimestre maio-junho.

Naturalmente, a deterioração observada mais recentemente não é tão grave quanto a registrada, por exemplo, um ano atrás, em julho de 2012, quando o “pacote” ficou 53% mais caro que o preço recebido pelo frango vivo. De toda forma, ela voltou a existir.

E se abril foi fechado com diferença de preços “zero”, em junho ela chegou a 26%.