Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia

JBS ainda não foi notificada sobre salmonela em carne enviada à Rússia

A JBS aguarda uma notificação oficial com mais informações para dar início a uma análise mais aprofundada sobre o caso.

Valor

28 de Dezembro de 2012 - 15:50

A JBS, maior produtora de proteína animal do mundo, comunicou que não foi oficialmente notificada ou procurada pela autoridade sanitária russa, a Rosselkhoznadzor, que na quarta-feira emitiu uma nota para informar a detecção de salmonela em um lote de carne bovina congelada enviado ao país, proveniente da unidade de Goiânia (GO) da empresa.

A companhia reiterou que "segue rigorosamente os procedimentos estabelecidos no Plano Nacional de Controle de Resíduos em Carnes", e que "os testes de salmonela fazem parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos em Carnes, coordenado pelo Ministério da Agricultura". A JBS aguarda uma notificação oficial com mais informações para dar início a uma análise mais aprofundada sobre o caso.

O órgão russo optou por não realizar nenhum tipo de embargo e declarou, em nota, que considera necessário "alertar" as autoridades veterinárias brasileiras em relação "ao descumprimento dos padrões e requisitos russos e impor maior controle aos produtos desses estabelecimentos".