Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 16 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Licenciamento de veículo com placa final 0 deve ser pago até dia 31 de outubro

Para licenciar, basta o proprietário do veículo emitir a guia em qualquer posto do Detran-MS ou pelo site

Portal do MS

26 de Outubro de 2017 - 09:25

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informa que na terça-feira (31) é o último dia para o pagamento do licenciamento de veículo com placa final 0.

Para licenciar, basta o proprietário do veículo emitir a guia em qualquer posto do Detran-MS ou pelo site. Há possibilidade de efetuar o pagamento nas agências do órgão ou nos bancos conveniados.

  • O que é licenciamento de veículos e para que serve

Para obter um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV, todo proprietário de automóveis deve licenciá-lo. Ele garante que o carro está em conformidade com as condições de segurança e também com as normas de emissão de poluentes e ruídos. A taxa, estipulada pelos estados, arca com os custos da emissão de um novo CRLV, documento de porte obrigatório.

No certificado fica registrado o número que o automóvel recebe no sistema do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), e, com ele em mãos, é possível trafegar por todo o território nacional de maneira regular.

Uma das críticas que se faz ao serviço é que a taxa seria apenas mais uma forma de contribuir com os altos impostos brasileiros, já que, na prática, a conferência da segurança e da poluição causada pelo veículo não é realizada.

  • Como obter o licenciamento para o meu carro?

A única maneira de obter o documento obrigatório é pagando a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo. Para os carros 0 km, o documento é expedido no momento de fazer o registro, antes de fazer o emplacamento.

Para facilitar o acesso, há diversas formas: o proprietário do automóvel pode comparecer a um posto de atendimento do Detran em sua cidade, a uma unidade Poupatempo, ao banco de sua preferência ou até mesmo aos Correios. Além da forma presencial, também é possível se conectar via Internet, no site do órgão responsável, com o número do Renavam. Se o veículo for de outro estado, a única opção é efetuar o serviço online.

Para poder receber o CRLV, é necessário apresentar alguns documentos, como, por exemplo: comprovante do licenciamento do ano anterior, comprovante de pagamento de IPVA do ano anterior e do ano vigente, comprovante de pagamento da taxa de renovação do ano vigente. Antes de solicitar a renovação, também é necessário pagar o seguro obrigatório DPVAT e multas relacionadas ao automóvel em questão.

Como o processo depende da localidade em que o motorista reside, pode ser que nem todas as opções estejam disponíveis na região, bem como a exigência de documentos, que pode ser diferente dos indicados acima. (Com informações Bem Mais Seguro).