Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 17 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Mais de 30% dos contribuintes ainda não declararam Imposto de Renda

No Brasil, já são mais de 18 milhões de declarações entregues, uma média de 300 por segundo

Campo Grande News

27 de Abril de 2015 - 08:45

Faltando apenas quatro dias para terminar o prazo, mais de 30% dos contribuintes de Mato Grosso do Sul, ainda não entregaram a declaração do IR (Imposto de Renda) 2015. O prazo termina na próxima quinta-feira (30), e não há previsão de prorrogação.

Segundo a auditora fiscal Adalgisa Fugita, delegada-adjunta da Receita no Estado, até hoje mais de 230 mil pessoas declararam o imposto em Mato Grosso do Sul, uma média de 6 por segundo. No Brasil, já são mais de 18 milhões de declarações entregues, uma média de 300 por segundo.

Os contribuintes devem ficar atentos para o prazo, pois, a auditora fiscal ressalta que não há possibilidade de prorrogação da data. "Há muito tempo teve prorrogação do prazo, então os contribuintes mais antigos as vezes esperam que o prazo se estenda, mas agora não tem previsão para isso".

Mesmo com muitos contribuintes deixando para a última hora, Adalgisa afirma que o site da Receita não deve apresentar problemas de congestionamento, e que os contribuintes devem ficar tranquilos quanto a isso. "Esse problema não ocorreu nos últimos anos e não deve ocorrer agora, o que pode acontecer é uma queda de internet, ou problemas locais, mas o site não deve apresentar problemas".

Quem deixar de declarar o imposto, terá que pagar uma multa de R$ 165,74. "Essa multa é automática, então não adianta o contribuinte tentar justificar a falta da declaração", comentou.