ECONOMIA
Mato Grosso do Sul registra queda recorde no volume de serviços em setembro de 2025
Capital News
13 de Novembro de 2025 - 10:37

Mato Grosso do Sul teve a maior retração no volume de serviços entre as capitais brasileiras em setembro, com queda de 7,4% em relação a agosto. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (12) e mostra uma reversão após meses de crescimento.
Apesar do recuo mensal, o setor ainda mantém alta de 4,2% em relação a setembro de 2024. “Mesmo com a queda recente, o desempenho anual segue positivo, refletindo a resiliência da economia do estado”, afirma Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 5,3% no volume de serviços em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, a alta passou de 0,8% em agosto para 2,3% em setembro, mostrando crescimento moderado frente ao cenário nacional.
Segundo Lobo, a retração mensal foi puxada por serviços prestados às famílias e atividades profissionais e administrativas. Por outro lado, transportes, informação e comunicação e outros serviços apresentaram avanços, impulsionados especialmente pelo transporte de cargas e logística. “O setor de transportes continua sendo o destaque positivo do ano, com ganhos acumulados no segmento rodoviário e aéreo”, explica.




