ECONOMIA
Mesmo com aumento do volume, preço do leite segue firme
A isso, somam-se problemas climáticos, que atrasaram o plantio e a produção de pastagens anuais e perenes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Conjuntura Online
29 de Dezembro de 2012 - 11:33
O preço médio recebido pelos produtores de leite em dezembro, referente ao produto entregue no mês de novembro, manteve-se praticamente estável, com leve queda de 0,2% em relação ao mês anterior.
Conforme levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a média nacional, ponderada pela produção dos estados do RS, PR, SC, SP, MG, GO e BA, foi de R$ 0,8227/litro (valor líquido) ou de R$ 0,8934/litro quando considerados frete e impostos. Essa sustentação foi obtida mesmo com o aumento do volume produzido na maioria dos estados pesquisados pelo Cepea.
No comparativo com dezembro de 2011, o preço do leite também seguiu firme, com ligeiro aumento de 0,6% em termos reais (valore deflacionados pelo IPCA de novembro/12).
Mesmo assim, pesquisadores do Cepea destacam que o ano não tem sido fácil para o produtor de leite, que viu os custos de produção se elevarem mais de 20% em 2012. A isso, somam-se problemas climáticos, que atrasaram o plantio e a produção de pastagens anuais e perenes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.