Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia

Mesmo com aumento do volume, preço do leite segue firme

A isso, somam-se problemas climáticos, que atrasaram o plantio e a produção de pastagens anuais e perenes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Conjuntura Online

29 de Dezembro de 2012 - 11:33

O preço médio recebido pelos produtores de leite em dezembro, referente ao produto entregue no mês de novembro, manteve-se praticamente estável, com leve queda de 0,2% em relação ao mês anterior.

Conforme levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a “média nacional”, ponderada pela produção dos estados do RS, PR, SC, SP, MG, GO e BA, foi de R$ 0,8227/litro (valor líquido) ou de R$ 0,8934/litro quando considerados frete e impostos. Essa sustentação foi obtida mesmo com o aumento do volume produzido na maioria dos estados pesquisados pelo Cepea.

No comparativo com dezembro de 2011, o preço do leite também seguiu firme, com ligeiro aumento de 0,6% em termos reais (valore deflacionados pelo IPCA de novembro/12).

Mesmo assim, pesquisadores do Cepea destacam que o ano não tem sido fácil para o produtor de leite, que viu os custos de produção se elevarem mais de 20% em 2012. A isso, somam-se problemas climáticos, que atrasaram o plantio e a produção de pastagens anuais e perenes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.