Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Economia

MS pretende atingir 37 mi de t de cana até janeiro de 2013

Com uma produção maior, os derivados da cana também apresentaram evolução, sendo que a maior delas foi registrada no etanol,

Conjuntura Online

29 de Dezembro de 2012 - 11:00

Mesmo faltando ainda seis usinas para encerrar o processo de moagem da cana em Mato Grosso do Sul, a Biosul(Associação dos Produtores de Bioenergia de MS) já registra crescimento de produção da safra 12/13 em 7,66%.

Até o fim de dezembro, já foram processadas aproximadamente 36,5 milhões de toneladas, e a expectativa é que esse número chegue a 37 milhões até janeiro, quando ocorre o fim da safra.

Com uma produção maior, os derivados da cana também apresentaram evolução, sendo que a maior delas foi registrada no etanol, que passou de 1,6 bilhão de litros para 1,8 bilhão, correspondendo a 14% de crescimento. Já o açúcar, subiu de 1,5 milhão de toneladas em 11/12 para 1,7 milhão nesta safra.

Roberto Hollanda Filho, presidente da entidade avalia a situação da seguinte forma, “apesar de termos um aumento na moagem de cana de 60% na primeira quinzena de dezembro, em relação ao ano passado, estamos num cenário de recuperação, a produção está crescendo, mas ainda não é o esperado. Um dos fatores que mais influenciou para que a expectativa não se estabelecesse foi o clima”.

O presidente também espera em 2013, sejam implantadas políticas públicas voltadas para o setor, uma vez que já estão sendo desenvolvidas várias pesquisas na área em MS e aponta a inauguração de duas novas usinas no Estado como fortalecimento para a implementação de tais medidas.