Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Outubro de 2021

Economia

MS vai oferecer 10 mil toneladas de trigo em leilão

Além de MS, os produtos estão estocados em armazéns nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo

Conjuntura Online

15 de Janeiro de 2011 - 10:52

Mato Grosso do Sul ofertará 10 mil toneladas de trigo no leilão do PEP (Prêmio de Escoamento de Produto ) que será realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na próxima quinta-feira, 20 de janeiro. A inclusão do Estado nos leilões do PEP de trigo ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul ), Eduardo Riedel, em audiência com o ministro da agricultura, Wagner Rossi, oficializou o pedido de participação de MS no PEP do cereal.

Segundo divulgou o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o objetivo da operação é garantir o preço mínimo de R$ 477,00 para o trigo Classe Pão tipo 1. Na última safra, MS colheu 65 mil toneladas do grão.

No total, 390 mil toneladas do produto, das safras 2008/9 e 2009, encontram-se disponíveis para o leilão. São 190 mil do Paraná, 150 mil do Rio Grande do Sul, 30 mil de Santa Catarina, 10 mil de São Paulo e 10 mil de Mato Grosso do Sul.

Além de MS, os produtos estão estocados em armazéns nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. O valor do prêmio ainda não foi divulgado pelo Mapa.

O PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) é um valor caracterizado como incentivo concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e leva para regiões que demandam necessidade de abastecimento.