Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Nível de endividamento das famílias em MS sobe em outubro, diz estudo

Entre aqueles que estão endividados, Queiroz sugere algumas dicas. "Primeiro deve-se verificar se é possível aumentar a receita temporariamente.

G1 MS

07 de Novembro de 2013 - 08:44

Como estão suas finanças pessoais? As festas de fim de ano vão ser tranquilas ou será preciso controlar as despesas? Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra que muita gente está fazendo cálculos para tentar quitar as contas.

Em Campo Grande, segundo o estudo, o número de famílias endividadas passou de 138 mil para 169 mil entre setembro e outubro, o que representa um índice de 68,3% de endividamento.

Ainda de acordo com o levantamento, o crediário lidera o ranking entre os principais tipos de dívidas (40,1%). Para o economista Tiago Queiroz, explica as vantagens e desvantagens da compra pelo carnê. "Toda compra sem juros é uma boa forma, mas o carnê normalmente tem uma taxa de juros incluída, o consumidor precisa ver isso antes de comprar", afirma.

Entre aqueles que estão endividados, Queiroz sugere algumas dicas. "Primeiro deve-se verificar se é possível aumentar a receita temporariamente. O segundo passo é levantar todas as dívidas e partir para um plano de liquidação dessas dívidas, negociando com cada credor", diz. Além disso, o economista recomenda que o 13º salário seja utilizado integralmente para quitar contas anteriores.