Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Economia

OMC reduz outra vez projeção de crescimento do comércio até 2016

Expectativa é de alta de 2,8% este ano e de 3,9% no ano que vem. Expectativa anterior era de alta de 3,3% em 2015 e 4% em 2016.

G1

30 de Setembro de 2015 - 08:15

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu a previsão de crescimento do comércio mundial para 2,8% em 2015 e 3,9% em 2016, informa o site da organização. A expectativa anterior, divulgada em abril, era de alta de 3,3% este ano e de 4% no ano que vem.

As revisões refletem uma série de fatores que pesaram sobre a economia global no primeiro semestre, como a queda da demanda de importação na China, a crise no Brasil e em outros países emergentes, a queda dos preços do petróleo e de commodities primárias e de flutuações cambiais significativas.

Se as projeções se confirmarem em 2015, será o quarto ano consecutivo em que o crescimento anual do comércio fica abaixo de 3%, afirma o portal da OMC.

“O comércio pode funcionar como um catalisador para o crescimento econômico. Em um momento de grande incerteza, o aumento do comércio poderia ajudar a revigorar a economia global e tirar perspectivas de desenvolvimento e alívio da pobreza”, diz o diretor-geral Roberto Azevedo.

O arrefecimento da demanda de importações, especialmente em países emergentes como Brasil e China, assim como a queda dos preços das matérias-primas são as duas razões centrais para que os economistas da entidade tenham revisado os números para baixo.

"Esta revisão reflete uma série de fatores que pesaram na economia global em 2015, que incluem a queda das importações no Brasil, na China e em outros países emergentes, a queda dos preços do petróleo e outras matérias-primas, e oscilações significativas das taxas de câmbio".

Regiões

As importações desde a América do Sul também foram revisadas para baixo, mas os economistas da OMC são otimistas de que as exportações da região se manterão positivas tanto em 2015 como em 2016.

Algo que não ocorrerá na Ásia, porque tanto as previsões para as importações como para as exportações foram reduzidas pelo menor crescimento da China, que puxa toda a região.

A OMS advertiu que mais problemas se percebem no horizonte, e citou a possibilidade de uma desaceleração da atividade econômica nos países em desenvolvimento, assim como a instabilidade financeira provocada pelo eventual aumento das taxas de juros nos Estados Unidos.

"Se as projeções se concretizarem, 2015 marcará o quarto ano consecutivo em que o comércio anual cresceu menos de 3%, e o terceiro ano em que o comércio cresceu quase igual o Produto Interno Bruto (PIB) mundial, em vez do dobro, como foi nos anos 90 e no princípio do século", continuou a entidade.