Economia
Pesquisa revela queda de 1% nos produtos da ceia de natal
A pesquisa apontou que houve um decréscimo de 1% nos preços com relação à primeira pesquisa deste ano, divulgada no início de dezembro.
Conjuntura Online
21 de Dezembro de 2012 - 10:12
O Procon do Estado divulgou ontem (20) a segunda pesquisa do Natal deste ano. Foram apurados os preços de 244 itens, entre vários produtos típicos deste período, como panetones, vinhos, perus, frutas secas, castanhas e nozes. Para a realização do levantamento foram visitados oito estabelecimentos, entre supermercados varejistas e atacadistas, entre os dias 18 e 19 de dezembro.
A pesquisa apontou que houve um decréscimo de 1% nos preços com relação à primeira pesquisa deste ano, divulgada no início de dezembro. Entretanto no mesmo período do ano passado a diminuição foi de 3%. Este índice é devido à falta de procura. Este ano os consumidores estão deixando para realizar as compras para ceia na véspera do Natal, e como a procura ainda está pequena, a oferta também é pouca, explica o superintendente do Procon, Alexandre Rezende.
Em relação às variações, este ano a maior ficou por conta da castanha com 154%, sendo que na primeira pesquisa a variação era de 85% e no ano passado a variação foi de 94%. Isso é provocado pelo aumento no preço do dólar considerando que vários dos produtos natalinos são importados ou usam ingredientes importados argumenta Alexandre.