Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Dezembro de 2025

ECONOMIA

Porto de Santos recebe 58% do óleo de soja bruto de MS

MS Notícias

08 de Maio de 2012 - 07:51

As 10 indústrias que fabricam óleo vegetal em Mato Grosso do Sul exportaram no primeiro trimestre de 2012 aproximadamente 12.9 milhões de quilos de óleo de soja para três países, o equivalente a 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no mês de abril desse ano a soma de óleo de soja bruto exportado pelo Brasil acarretou em uma média diária de 6,6 mil toneladas.

Em 2011 Mato Grosso do Sul encaminhou 49% de todo o óleo de soja bruto para a China, 25% foi destinado a Bangladesh e os demais 14% encaminhados à França. Sendo que a maior porcentagem é escoada via Porto de Santos (SP), responsável por 58% da exportação entre os meses de janeiro e março de 2012, enquanto o Porto de Paranaguá (PR) recebeu 37% e outros 5% foram direcionados ao Porto de São Francisco (SC)

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, as exportações de óleo de soja bruto representam 93% de toda exportação de óleo do Estado.

Grãos

Em 2012 os grãos de soja foram basicamente divididos entre os Portos de Santos e São Francisco do Sul, recebendo respectivamente 51% e 49% dos grãos cultivados em MS. Durante todo o ano passado o levantamento constatou que foram destinaram 40% dos grãos via Porto de Santos, 35% via Paranaguá e os demais 24% encaminhados a São Francisco do Sul.

Logística

As informações da Aprosoja/MS esclarecem que uma média de 90% dos grãos de soja do Estado são escoados pelas rodovias, e 95% desses grãos são considerados transgênicos.

Circuito Aprosoja/MS

Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do mundo, ministratá palestra no dia 17 de maio, durante o projeto organizado pela entidade, que tem como objetivo divulgar informações técnicas, econômicas e políticas do agronegócio nacional e, suas interações com a sociedade brasileira e internacional. Dourados será a primeira cidade a receber a palestra. Estão previstos eventos até novembro deste ano, nas cidades: Maracaju, São Gabriel do Oeste, Laguna Caarapã, Amambai e Ponta Porã, finalizando em Campo Grande, com um grande evento, que reunirá presidentes dos sindicatos rurais, produtores e produtores do agronegócio. Cerca de 1500 pessoas devem participar de todo o Circuito. Para mais informações, acesse: www.aprosojams.org.br.