Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Preço do carro zero-quilômetro cai pelo 2º mês seguido

Apesar das duas quedas mensais seguidas, o preço do automóvel zero-quilômetro está em alta neste ano

R7.com

18 de Novembro de 2010 - 14:36

O preço do carro zero-quilômetro recuou 0,13% em outubro, segundo informou a Agência AutoInforme nesta quinta-feira (18). Esta foi a segunda queda mensal consecutiva do indicador – em setembro, a diminuição foi de 0,96%.

O levantamento é feito com base no índice AutoInforme/Molicar, que calcula a evolução do preço real das 930 versões de carro zero – nacionais e importadas – vendidas no Brasil.

De acordo com a pesquisa, os preços deverão continuar caindo nos próximos dois meses, já que os estoques do mercado estão em alta e a concorrência no setor é grande.

Apesar das duas quedas mensais seguidas, o preço do automóvel zero-quilômetro está em alta neste ano. De janeiro a outubro, o preço do carro subiu 1,59%.

As diminuições nos preços dos modelos da Fiat foram as que mais influenciaram o comportamento do mercado em outubro, segundo a agência. Os carros da montadora ficaram 0,86% mais em conta e, como a montadora tem grande participação no mercado, puxo índice para baixo.

As outras três grandes montadoras instaladas no Brasil tiveram pequenas altas de preços em outubro. Os carros da Volkswagen ficaram 0,06% mais caros, enquanto os da Chevrolet subiram 0,21% e os da Ford, 0,22%.

As marcas que apresentaram as maiores quedas de preços atuam em nichos de mercado e possuem baixo volume de vendas. Em primeiro lugar ficou a chinesa Ssangyong, com queda de 3,41% no preço dos modelos novos. Depois vem a Jaguar, com recuo de (3,30%), a Suzuki (-1,83%), a Mercedez-Benz (-1,74%) e Jeep (-1,18%).