Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Preços dos alimentos devem subir no próximo ano, alerta novo relatório da ONU

A FAO afirma que os estoques de cereais diminuirão 6%, sendo que os de cevada cairão 35%, os de milho 12% e os de trigo 10%

unicrio.org.br

19 de Novembro de 2010 - 14:30

A importação global de alimentos pode passar a marca de um trilhão de dólares em 2010, um nível nunca antes alcançado desde que os preços dos alimentos atingiu um pico em 2008, afirma um novo relatório das Nações Unidas, que adverte que tempos difíceis podem estar por vir, se não houver um grande aumento na produção de alimentos no próximo ano.

De acordo com a última edição do relatório “Perspectivas da Alimentação”, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os países mais pobres do mundo devem gastar cerca de 11% a mais em 2010 para comprar alimentos. “

Se a pressão sobre os preços mundiais da maioria das commodities não diminuir, a comunidade internacional deve permanecer vigilante e estar preparada”, afirmou a agência sediada em Roma.

O relatório alerta que os estoques globais de cereais devem diminuir drasticamente e apela para o aumento de sua produção para recompor os estoques.

A FAO afirma que os estoques de cereais diminuirão 6%, sendo que os de cevada cairão 35%, os de milho 12% e os de trigo 10%.

Somente as reservas de arroz devem aumentar 6%.

Os preços globais dos alimentos podem subir ainda em 2012 se a produção não aumentar de forma significativa – especialmente a de milho, soja e trigo, sublinha o relatório.