ECONOMIA
Prefeito confirma 13º para o dia 20 e determina a secretários corte de 17% na folha a partir de janeiro
O prefeito vai esperar o início do próximo ano para cobrar o cumprimento da meta porque os contratados tem vínculo até 31 dezembro.
Flávio Paes/Região News
10 de Dezembro de 2013 - 07:40
Com os R$ 2,7 milhões assegurados para o pagamento do décimo terceiro do funcionalismo no próximo dia 20, o prefeito Ari Basso já está empenhado no desafio de iniciar 2014 com um quadro de pessoal mais enxuto, embora com a nova estrutura administrativa a Prefeitura passe a contar com 11 Secretarias.
O prefeito que no meio do ano demitiu aproximadamente 300 contratados reduziu a metade as gratificações de boa parte dos funcionários, já passou uma orientação clara aos secretários: a partir de janeiro terão de reduzir os gastos com pessoal em 17%, economia necessária para o Executivo se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita a 51% da receita líquida os gastos com pessoal.
Os secretários terão duas alternativas: redução de salários ou diminuir o número de funcionários contratados. O prefeito vai esperar o início do próximo ano para cobrar o cumprimento da meta porque os contratados tem vínculo até 31 dezembro.
Para atingir este objetivo Ari Basso aposta também na economia gerada pela substituição de servidores temporários por aprovados no concurso programado para janeiro. Atualmente a folha de pagamento, com os encargos, gira em torno de R$ 4,2 milhões.
Atender a determinação do prefeito não será uma tarefa simples para alguns secretários que trabalham com uma equipe enxuta. A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, por exemplo, terá de demitir dois dos seus 17 funcionários, responsáveis pela manutenção de praças, do estádio e do ginásio de esportes.




