Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Procon aponta ligeira alta no preço do material escolar em Campo Grande

Campo Grande News

28 de Janeiro de 2011 - 15:36

Nova pesquisa de preços do material escolar realizada ontem pelo Procon em Campo Grande mostrou que alta procura pelos produtos provocou uma ligeira alta dos preços em relação à primeira pesquisa. Conforme o órgão, os preços estão em média 1,10% mais altas.

Essa alta praticamente anula a redução de preços verificada em relação ao mesmo período do ano passado, de 1,30%.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, afirma que essa tendência de alta contraria o que costuma ocorrer. Segundo ele, em datas festivas, os preços tendem a cair entre a primeira e a segunda pesquisa do mesmo período. No caso do material isso não acontece, porque a demanda continua em tendência crescente conforme se aproxima o início do período letivo.

A pesquisa divulgada hoje mostra, mais uma vez, diferenças altas de preços entre os estabelecimentos, notadamente quando se consideram os produtos para os quais o levantamento estabeleceu identidade de marca e tipo. É o caso da fita crepe branca de 19x10 da marca “Adere”, cujo preço mais baixo encontrado foi de R$ 0,49, e o mais alto, de R$ 2,20, o que equivale 349% de variação, a maior desta pesquisa.

Resultado semelhante foi encontrado pelo Procon na pesquisa de preço da tesoura escolar simples pequena sem ponta da marca “Demais”, que variou 288%.

“No caso dos produtos sem determinação de marca na pesquisa, podemos até admitir uma variação também na qualidade do objeto, ainda assim, as diferenças são grandes”, destaca o superintendente.

Relação-A lista com os outros produtos que registraram grande variação inclui: caderno quadriculado capa dura – 100 folhas (284%); borracha branca personagens (275%); fita metaloide (250%); fita dupla face (235%); borracha branca pequena para lápis Mercuri (233%); fita durex 12X10m Adere (233%); fita durex 12x230m Demais (233); régua plástica simples 30cm Demais (233); caderno brochura pequeno 48/50 Tilibra (220%); folha de E.V.A adesiva (213%); agenda anual personagens (207%)

Na relação entre menor e maior preço nesta segunda pesquisa, duas empresas - Livromat e Zornimat, se mostraram mais vantajosas. O superintendente do Procon ressalta, contudo, que todos os estabelecimentos pesquisados apresentaram produtos entre os mais caros e entre os mais baratos.

“Ou seja, ‘bater perna’ pode representar uma grande economia. E caso uma empresa ofereça descontos pela compra de todos os materiais no mesmo local, isso deve ser considerado pelo consumidor”, orienta.