Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Produção da estatal cai 4,9% no mês de maio, em relação a 2012

A baixa performance foi justificada pela estatal como reflexo de paradas programadas para manutenção das plataformas P-25 e P-31.

Folha Press

02 de Julho de 2013 - 23:10

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil caiu 4,9% em maio em relação há um ano. Segundo comunicado da empresa divulgado hoje, a média de produção ficou em 1,891 milhão de barris, contra 1,989 milhão de barris em maio de 2012. O resultado também é 1,7% inferior à produção de abril deste ano, quando a empresa havia conseguido produzir 1,923 milhão de barris de petróleo.

A baixa performance foi justificada pela estatal como reflexo de paradas programadas para manutenção das plataformas P-25 e P-31, instaladas no campo de Albacora, na bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra dos Reis, que opera no projeto-piloto do campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos.

A parada programada no FPSO Cidade de Angra dos Reis ocorreu em paralelo à da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA) para adequação da planta, que permitirá o processamento da crescente produção de gás, mais rico, proveniente do pré-sal.

"Essa parada permitiu, também, a inspeção preventiva e rotineira das caldeiras e vasos de pressão da planta de processo do FPSO, que já voltou a operar normalmente", informou em nota. A produção total (petróleo e gás natural) dos campos nacionais em maio foi de 2,267 milhões barris de óleo equivalente por dia, volume 2,1% menor que o extraído no mês anterior.

A Petrobras informou ainda que a produção na região do pré-sal bateu recorde no dia 18 de maio e ajudou no resultado geral. Nesse dia, a produção no pré-sal foi de 322,1 mil barris, 11 mil barris a mais do que o recorde anterior, em 17 de abril, quando atingiu 311,5 mil barris.