Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Produtores debatem rumos da agropecuária em 2014

De acordo com a avaliação da assessora técnica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, o ano de 2013 tem apresentado resultados positivos para agronegócio.

Famasul

06 de Novembro de 2013 - 14:25

O aquecimento da demanda externa contribui para a valorização dos produtos agropecuários de Mato Grosso do Sul. Para debater os entraves e o futuro da agroeconomia, produtores rurais e técnicos se reunirão no MS Agro 2013, seminário que será realizado no dia 22 de novembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), a partir das 13h.

O evento apresentará debates atualizados sobre o agronegócio, novas informações e tendências de mercado, com a finalidade de minimizar os riscos de prejuízos com a produção.

De acordo com a avaliação da assessora técnica do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, o ano de 2013 tem apresentado resultados positivos para agronegócio. 

Os embarques internacionais da carne bovina in natura de MS registrados entre janeiro e setembro deste ano excederam em 21,6% em relação ao volume embarcado no mesmo período do ano anterior, passando de 83 mil toneladas para 101 mil toneladas. "Desta forma fica evidente que o aquecimento da demanda externa tem contribuído para a valorização da arroba no Estado", afirma Adriana.

Referindo-se aos temas que serão debatidos durante o MS Agro 2013, Adriana Mascarenhas, destaca o atual panorama do agronegócio local. "Com a chegada do fim do ano, podemos perceber que 2013 foi o período de recuperação para a cadeia da suinocultura. No mercado de grãos, mesmo com a melhora climática nos Estados Unidos, o aquecimento da demanda resultou em recordes de produção e exportação", destaca a técnica do Sistema Famasul.

Com o tema 'O futuro do Brasil: desafios e oportunidades para o agronegócio de MS' a Famasul abordará também a alta nas exportações da soja no Estado, que acumularam 2,2 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), volume 58% superior ao registrado em todo ano passado.

No caso do milho, o êxito foi semelhante, no acumulado deste ano foram exportadas 1,03 milhão de toneladas de milho, resultado 78% maior que o observado no mesmo período do ano passado. A suinocultura melhorou na rentabilidade devido a queda no preço do milho no mercado interno, principal componente da ração.

O MS Agro é realizado no mês de novembro no intuito de oferecer aos produtores rurais a oportunidade de conhecer as tendências do próximo ano e assim subsidiá-los nas decisões adequadas para a produção da safra seguinte. "O evento é considerado um dos mais esperados do setor, com especialistas renomados e informações econômicas que servem de ferramenta para o homem do campo, com dados da economia brasileira e mundial e projeções a curto prazo", ressalta a assessora.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.