ECONOMIA
Produtores pedirão ao governo 27,5% de etanol na gasolina, diz colunista
Este também é o momento onde as campanhas dos presidenciáveis iniciam a arrecadação financeira
novaCana.com
07 de Fevereiro de 2014 - 07:50
Ancelmo Góis diz que setor produtivo vai propor o aumento da mistura já para maio. Estratégia pode estar alinhada com período das eleições.
O colunista Ancelmo Góis, que possui uma coluna diária no jornal O Globo, publicou que o setor produtivo da cana-de-açúcar fará uma proposta ao governo para "um novo aumento do teor de etanol na gasolina: dos atuais 25% para 27,5%, a partir de maio. A turma diz que a safra 2014, que começa em abril, vai garantir o fornecimento com sobra."
A nota termina dizendo que "a medida também ajudaria a Petrobras, que sofre com a importação de gasolina, cujo preço não é totalmente repassado ao consumidor." A proposta evita que o debate volte a se concentrar no pedido por reajuste da gasolina.
Com as eleições se aproximando, e a posição clara da campanha de Dilma Rousseff de mostrar segurança no controle da inflação, uma proposta de reajuste de preço da gasolina estaria na contramão dos planos eleitorais do atual governo.
Este também é o momento onde as campanhas dos presidenciáveis iniciam a arrecadação financeira. Antônio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), disse ontem que a entidade está " construindo internamente uma pauta do setor para discutir com os candidatos (à presidência)".
A estratégia parece mesmo ainda não estar definida, pois o CEO da Odebrecht, aproveitou ontem o palco da Conferência de Investimentos da América Latina para fazer fortes críticas à eliminação da Cide na gasolina. E foi polêmico: "Os investimentos só vão voltar quando Cide tiver peso de 50 centavos no litro da gasolina".




