Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Economia

Qualidade na produção de leite é tema de curso do Senar/MS

A economista do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, fala da importância do investimento em qualificações em Mato Grosso do Sul.

Famasul

23 de Agosto de 2013 - 17:00

Quase 90% do leite produzido em Mato Grosso do Sul tem origem na agricultura familiar, em sua maioria, em assentamentos. A importância da atividade no Estado não é apenas econômica, mas também social. Devido a essa relevância, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) capacita produtores para extração, armazenagem e transporte do produto no curso "Como produzir leite com qualidade". Nos dias 27 e 28 de agosto, o curso será oferecido na região Leste do Estado, no município de Taquarussu.

O foco inicial do curso é a Instrução Normativa Nº62 (IN-62), determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e obrigatória em todos os Estados do Brasil. A IN-62 atualiza a IN-51/2002 e regulamenta a produção de leite no Brasil no quesito qualidade do produto. De acordo com a mobilizadora, Marilu De Biasi, a demanda surgiu do Assentamento Primavera, que é novo no município. “O curso busca aprimorar os conhecimentos sobre a norma para que esses trabalhadores possam produzir e vender leite de acordo com as determinações do Mapa”, explica.

A capacitação do Senar vai oferecer conhecimentos sobre ações básicas, como alimentação correta, prática de manejo para obtenção do leite e medidas de higiene na ordenha manual e mecânica, além de conhecimentos técnicos voltados para a produção, como refrigeração, transporte, contaminação e controle da qualidade do leite.

A economista do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, fala da importância do investimento em qualificações em Mato Grosso do Sul.  “Tudo o que oferecermos em capacitação aos produtores e trabalhadores rurais, certamente se transforma em desenvolvimento. Cursos como esse podem alavancar a qualidade e o desenvolvimento da pecuária de leite no Estado”, salienta Adriana.

O curso sobre "Como produzir leite com qualidade" possui carga horária de 16h e limite de 15 participantes. Mais informações sobre essa capacitação e outros cursos podem ser encontradas no site do Senar www.senarms.org.br ou pelo telefone 3320-9700. Os cursos do Senar/MS são oferecidos gratuitamente aos produtores, com a parceria dos sindicatos rurais.

 Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.