Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 14 de Junho de 2024

Economia

Qualificação profissional contribui para superar extrema pobreza, diz ministra

Assessoria

06 de Setembro de 2012 - 07:33

Qualificação profissional contribui para superar extrema pobreza, diz ministra

Tereza Campello destaca que o Pronatec Brasil Sem Miséria é uma ação importante para apoiar os extremamente pobres. De acordo com ela, o governo quer tirar a população da miséria em todos os aspectos

Brasília, 5 – Nesta quinta-feira (6), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, estará em Porto Alegre (RS), participando de mais uma formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria). Para ela, a qualificação profissional é uma ação importante do Plano Brasil Sem Miséria para a retirada das pessoas da extrema pobreza.

“A ideia é tirar da miséria em todos os sentidos, levar água, qualificação profissional e educação. É só assim que a gente tira a população da extrema pobreza”, disse a ministra.

Tereza Campello lembra que desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já existia programa de qualificação profissional. Com o Brasil Sem Miséria, assinalou, o governo federal reorganiza a oferta do serviço público e vai atrás da população. “No caso do Pronatec, a grande novidade é a gente ir aos bairros, por meio da rede de assistência social, e fazer uma mobilização dessa população, que muitas vezes sequer acredita que esses cursos são oferecidos para ela”, ressalta a ministra.

Por isso, segundo Tereza Campello, os cursos e o material didático foram revistos. “Não adiante só abrir a vaga. Queremos levar essas pessoas para a sala de aula e fazer com que consigam concluir os cursos.”

A solenidade desta quinta-feira no Rio Grande do Sul marca a primeira formatura conjunta de alunos de cursos de oito cidades da região metropolitana de Porto Alegre. São pessoas que concluíram os cursos entre agosto e o início de setembro na região.

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de matriculados no Pronatec Brasil Sem Miséria. São 30,5 mil pessoas cursando a capacitação profissional.

Brasil Carinhoso – Entre as ações do Brasil Sem Miséria, a ministra destaca também o Brasil Carinhoso, que complementa a renda de famílias com crianças de até 6 anos. “Essa é a principal preocupação da presidenta Dilma Rousseff. Se a gente não acolher essas crianças de 0 a 6 anos, se elas não forem alimentadas e estimuladas nesta primeira fase da vida, o potencial delas está comprometido.”