Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Quase 8 milhões ainda precisam entregar declaração do IR 2011

A previsão é de que 24 milhões de contribuintes entreguem suas prestações de contas neste ano

Conjuntura On-line

27 de Abril de 2011 - 10:19

A Receita Federal informou que, até as 10h (hora de Brasília) desta quarta-feira, um montante de 16,675 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física foram registradas no sistema. A previsão é de que 24 milhões de contribuintes entreguem suas prestações de contas neste ano.

O prazo para remeter a declaração, sem pagamento de multa, encerra às 23h59 (hora de Brasília) desta sexta-feira (29), para os contribuintes que utilizarem os programas baixados da internet. Para quem preferir entregar as declarações por meio de disquete, vale o horário de atividade das agências bancárias.
 
Como acontece desde 1996, o prazo de entrega não será prorrogado pela Receita Federal. Para os contribuintes que perderem o prazo, haverá pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou, no máximo, de 20% do imposto devido.
 
Embora os computadores da Receita tenham capacidade para receber cerca de 4 milhões de declarações diárias, não está descartado um possível congestionamento na internet --especialmente no final da tarde e no início da noite do dia 29--, se muitos contribuintes deixarem para declarar no último dia.
 
No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração do IR no último dia, também uma sexta-feira.