Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 10 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Valor da produção das lavouras aumenta 9,8%

A atuação da Companhia antecede a própria decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar.

13 de Junho de 2013 - 16:10

As previsões para 2013 apontam que maiores crescimentos serão nas culturas de batata-inglesa, laranja e tomate. O Valor Bruto de Produção (VBP), que é a soma do valor das principais lavouras do País, neste ano deve somar R$ 271 bilhões. O valor é 9,8% superior aos R$ 246,9 bilhões registrados em 2012.

A estimativa foi divulgada na segunda-feira (10), pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Como a safra de grãos 2012/13 está praticamente concluída, restando apenas informações das lavouras de inverno e do milho de segunda safra, o valor da produção daqui em diante tende a se estabilizar, a menos que haja eventos não esperados que possam mudar essa tendência”, explicou o coordenador de Gestão Estratégica do Mapa, José Garcia Gasques. A maior parte dos produtos pesquisados apresentou aumento real do valor da produção neste ano.

Destaques

Os maiores destaques são a batata-inglesa, 31%; laranja, 30,1% e tomate, 82,3%. Os resultados dos valores da produção regionais mostram uma ligeira tendência de queda do valor da região Norte, com redução de 0,7% em relação ao ano passado, e de aumento no Centro Oeste (2,3%), Sul (27%), Sudeste (14,1%) e Nordeste (9,7%).

“Importante destacar que os aumentos de valor da produção esperados no Sul e Sudeste devem-se principalmente ao desempenho desfavorável dessas regiões no ano passado”, ressalta Gasques.

Ainda de acordo com ele, o resultado do Nordeste deve-se às perdas na região devido à seca, principalmente em relação ao milho.

O resultado leva em conta os levantamentos da safra de março realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos preços pagos aos produtores.

Como o VBP mede a evolução do desempenho das lavouras ao longo do ano, é normal que as mudanças dos preços dos produtos e as quantidades previstas de produção afetem os valores do estudo feito mensalmente.

Conab

Empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Conab está presente em todo o processo pelo qual passa o alimento, desde antes do cultivo até chegar à mesa do brasileiro.

A atuação da Companhia antecede a própria decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar. O trabalho realizado abrange levantamentos para prever safras, acompanhamento do comportamento da produção e dos preços, participação na administração do escoamento da safra agrícola nacional e formulação de estudos que balizam as políticas agrícolas e de abastecimento.

Estudos e estatística sobre preços da agropecuária também são elaborados pela Conab, assim como sobre custos de produção, expectativa de plantio e de colheita de grãos, volume e localização de estoques públicos e privados de diversos produtos. (Ministério da Agricultura)