Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Economia

Vendas no varejo em Mato Grosso do Sul registra pequena queda em março

Campo Grande News

07 de Maio de 2021 - 15:37

Vendas no varejo em Mato Grosso do Sul registra pequena queda em março
Consumidores andam pela região central da Capital após compras (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

As vendas do comércio varejista em Mato Grosso do Sul caíram 0,5% em março, no comparativo com fevereiro deste ano. Os dados divulgados nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que no mesmo período outros 21 estados apresentaram quedas nas de vendas do setor. Mesmo com o pequeno declínio em março, o varejo sul-mato-grossense tem apresentado ligeira melhora. No acumulado de 2021, foi registrado uma alta de 3,3% no volume comercializado. Na comparação dos últimos 12 meses houve um crescimento de 5,0% no volume total de vendas.

Nas vendas do setor varejista ampliado, que inclui carros, motos, peças e materiais de construção, o volume de registrado em março obteve alta de 0,4% em relação a fevereiro. No comparativo com março de 2020, o cenário também foi favorável, apontando um crescimento de 20,3%. O gerente da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio ), Cristiano Santos, explica como a pandemia de covid-19 e o comportamento da população impactou diretamente no recuo de vendas, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos.

“No primeiro momento, o setor teve um crescimento acentuado porque, estando em casa, as pessoas repuseram muita coisa tanto em móveis quanto em eletrodomésticos. Mas passada essa primeira fase, não há crescimentos tão expressivos assim. E, quando as vendas diminuem, o setor costuma fazer promoções. Então houve um aquecimento das vendas em fevereiro e essa queda em março”, justificou.