Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Educação

Faltam 37 semanas para o Enem 2018: veja dicas para planejar os estudos

Especialistas explicam como planejar um cronograma de estudos, onde encontrar materiais para tirar dúvidas e dividem truques para os candidatos que vão participar do exame neste ano.

G1

15 de Fevereiro de 2018 - 07:27

Faltam 37 semanas para o Enem 2018: veja dicas para planejar os estudos

O carnaval chegou ao fim, os novos calouros se preparam para o início da faculdade e os estudantes do terceiro ano do ensino médio, ou que ainda não passaram no vestibular, já devem começar a planejar os estudos. Pouco mais de 260 dias separam esta semana e o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), o que equivale a 37 semanas.

Isso é tempo suficiente para estudar todo o conteúdo que cai no exame? Segundo especialistas, sim, mas só para quem realmente quer dedicar o seu tempo à preparação. Eles também ressaltam que não há fórmulas prontas e que o rendimento também depende de uma boa dose de autoconhecimento de cada estudante.

Para dar dicas de planejamento e outros truques de estudos, o G1consultou os seguintes professores:

Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH

Edmilson Motta, coordenador geral do Etapa

1- Planejamento

De acordo com eles, os estudantes interessados em dedicar o ano de 2018 ao vestibular devem separar entre dois e três dias para realizar um planejamento detalhado. A dica é ainda mais preciosa para quem decidiu não se matricular em um cursinho e, por isso, não vai poder depender do planejamento de aulas dos professores.

"Se for um aluno de um curso regular, que acompanhe regularmente o curso. Se for um aluno que faz um curso virtual, ou estuda por conta própria, ele precisa pegar essas 37 semanas, olhar todos os conteúdos, e tirar uns dois ou três dias só para organizar um planejamento", explicou Fabrício Cortezi, do pH.

"Tem que ser factível. O aluno tem que conseguir fazer o que se propôs a fazer dentro dessas semanas." - Fabrício Cortezi

Isso inclui organizar um cronograma de estudos, definindo quando cada matéria exigida no Enem deverá ser estudada. A dica é a mesma usada pelos coordenadores de colégios e cursinhos: dividir a carga horária semanal em períodos e intercalar neles cada disciplina.

Alguns critérios devem ser levados em conta nesse planejamento:

Peso das disciplinas no Enem: A decisão de quantas horas estudar cada matéria deve refletir a cobrança delas pelo exame; Edmilson Motta, do Etapa, diz que uma conta aproximada é de três vezes mais carga horária para matemática e português do que para física, química, biologia, história e geografia; a carga horária de estudos de filosofia e sociologia deve ser metade das demais disciplinas de ciências humanas.

Foco nas maiores dificuldades: Os professores afirmam que é preciso investir mais tempo nos conteúdos com os quais os candidatos têm mais dificuldade.

Equilíbrio: Se um candidato não é forte em ciências da natureza, um dia de estudos só de biologia, química e física não vai render tanto; é preciso intercalar matérias de acordo com o nível de dificuldade, para evitar o desgate.

Cronograma semanal: Planejar os conteúdos por semana é mais fácil do que por mês, porque fica mais fácil medir se você cumpriu o combinado, além de dar tempo de corrigir problemas de rendimento para não deixar a matéria acumular demais. Procure encaixar todo o conteúdo a ser estudado em cerca de 30 semanas, e deixe as últimas seis ou sete semanas antes do Enem para a revisão final.

2- Onde estudar?

Quem não está mais no colégio e não tem um cursinho para onde ir precisa também organizar um espaço de estudos. No caso de quem não tem um quarto só para si em casa, quem mora com famílias numerosas ou prefere não misturar o espaço pessoal com o espaço de estudos, bibliotecas públicas podem ser uma solução.

"Quando estabelece isso, você cria uma rotina", diz Cortezi. "Estudar todo dia de 14h às 18h, em casa enrola um pouco, começa depois, acaba um pouco antes. Quando vai ao local específico de estudos você tem um horário."

Para Motta, do Etapa, só os estudantes muito capazes de se concentrar podem se dar ao luxo de estudar em qualquer espaço. Os demais devem se esforçar para encontrar um local que possam considerar exclusivamente o seu "canto de estudos".

"A biblioteca é ideal, porque você é obrigado a ficar quieto. Se for em casa, tem que ser um lugar bem iluminado, isolado, em que as pessoas não fiquem passando toda hora, interagindo com você toda hora." - Edmilson Motta (Etapa)

Confira as dicas:

Espaço próprio: Seja dentro de casa ou em outro local, o importante é que o espaço de estudos seja bem definido; isso evita a desconcentração.

Para quem não tem espaço em casa: Quem mora com famílias numemoras ou não tem uma estrutura boa em casa para se concentrar pode procurar por bibliotecas públicas ou outros espaços, como salas de estudo, que estejam disponíveis.

Criação de hábito: A definição de um espaço dedicado aos estudos ajuda a aumentar a concentração, o comprometimento e a produtividade.

3- Quando estudar?

Os horários específicos vão depender de cada estudante. "É um pouco de autoconhecimento", diz Cortezi. "Tem gente que rende mais de manhã, tem gente que rende mais estudando de madrugada."

Independente disso, é preciso estudar todos dias. Isso não significa usar todas as horas livres de todos os dias da semana, mas criar uma rotina em que, mesmo aos domingos, o estudante esteja realizando alguma atividade voltada ao vestibular.

Edmilson Motta afirma que o número de folgas semanais deve ser de no máximo uma. "É bom folgar um dia, mas não dois", disse ele, sugerindo que, aos domingos, os candidatos aproveitem para ler o noticiário, buscando "resumos de notícia que acabam ajudando e não pesam muito, não cansa".

"O sábado tem que ser um dia 'livre' entre aspas: é um dia para complementar aquilo que ficou faltando durante a semana", explica Cortezi, do pH. "No domingo, a recomendação é acordar de manhã, fazer a redação e beleza, você está livre para fazer coisas que não são diretamente estudar, como ler uma revista de atualidades, assistir a algum filme que possa ajudar no conhecimento. Sempre atividades relacionadas ao vestibular, mas que descansam."

Veja as principais dicas:

Autoconhecimento: Repare nos horários do dia em que você estuda com mais concentração e rende mais; defina seu cronograma com ênfase nesses períodos.

Pausas para descanso: Respeite os horários de estudo para poder aproveitar sem culpa as pausas e intervalos.

Esforço maior de segunda a sexta: De segunda a sexta, dedique-se a cumprir o cronograma de estudos;

O que fazer no fim de semana: Aos sábados, use algumas horas para complementar o conteúdo que ficou faltando; aos domingos, crie a rotina de escrever uma redação ao acordar, e use o resto do tempo para atividades relaxantes, mas com alguma ligação com o vestibular.

4- O que estudar?

Com o local e o cronograma prontos, o próprio passo é decidir o quê estudar. Nessa questão, Edmilson Motta faz um alerta: o material didático deve ser o mais completo, mas simplificado, possível. "Se você vai estudar sozinho, um ponto fundamental é pelo menos ter um material para se guiar. Quanto menor esse conjunto de material, mais prático é. Se você vai pegar um livro de cada disciplina, de cada matéria, de cada ano, fica uma quantidade muito grande de páginas", explica ele.

O ideal é conseguir a coleção completa dos materiais didáticos feitos por colégios ou cursinhos. "Você consegue comprar em sebo ou na internet", disse ele, afirmando que, sempre que possível, os estudantes interessados no Enem devem privilegiar o material didático feito para o próprio exame.

"Isso já torna mais fácil o equilíbrio dos conteúdos, senão a pessoa tem que organizar isso sozinha. Por exemplo, em matemática no Enem não cai matrizes, mas cai muito variáveis e proporcionais. Em história, o foco é história do Brasil, em linguagens, é texto, não tem muita literatura. Se esse material de base já refletir isso, organiza um pouco a sua vida."

Anote as recomendações:

Material didático completo: Procure obter a coleção completa do material didático, para não acumular páginas demais de estudos e não correr o risco de perder algum conteúdo, caso você escolha livros de fontes diferentes.

Foco no Enem: Embora exija o conteúdo do programa do ensino médio brasileiro, o Enem privilegia alguns temas mais do que outros, por isso o material didático mais eficaz deve refletir esse enfoque.

5- Como estudar?

Os especialistas recomendam que os estudos sigam a seguinte rotina: leitura e anotações da teoria seguidas de exercícios práticos para aplicar o que foi aprendido. A diferença entre o estudo por conta própria e da aula é a falta de um professor para guiar o aprendizado, mas videoaulas podem minimizar um pouco essa ausência.

Motta afirma que, antes de começar a ler sobre um tema, o estudante pode procurar alguma videoaula curta sobre o assunto, para já ganhar uma visão geral. As videoaulas também podem ser uma boa opção para tirar dúvidas.

Cortezi, do pH, lembra que nem tudo na internet é conteúdo de qualidade. "É bacana procurar outras fontes. Só tem que tomar cuidado com a fonte do que estão vendo. Vale sempre procurar uma fonte confiável, alguém que indique uma fonte confiável."

Ordem dos estudos: Inclua no período dedicado ao estudo de um assunto tanto a leitura da teoria quanto os exercícios práticos; isso ajuda a fixar o que foi estudado

Dúvidas: Caso você não tenha professores disponíveis para tirar dúvidas, busque videoaulas ou outros recursos on-line, desde que sejam referendados como fontes confiáveis.

Ajuda dos amigos: Estudar em grupo só dá certo na hora de tirar dúvidas sobre os exercícios; evite os colegas na hora de ler, fichar e praticar os conteúdos.

Simulados: No primeiro semestre, deve ser feito com frequência de uma vez a cada um ou dois meses; no segundo semestre, um por mês. Procure simulados abertos de colégios e cursinhos na sua cidade para praticar; também é possível fazer simulados em casa, desde que você siga as mesmas condições do Enem (a mesma duração de prova, acompanhado do lanche e da água, levantando apenas para usar o banheiro uma vez).